O ITA e o IME são os melhores institutos de engenharia do país. Tanto é, que, anualmente, milhares de candidatos do Brasil concorrem às vagas dessas instituições. Além da carreira, o ITA e o IME têm em comum o fato de serem universidades militares.
Dessas duas, não há uma instituição melhor do que a outra. Porém, o estudante pode levar em consideração alguns detalhes para escolher onde irá estudar. Saiba mais sobre o ITA e o IME!
O ITA e o IME são os vestibulares militares mais difíceis e concorridos do país. Porém, com uma boa preparação, você consegue conquistar a sua aprovação! Clica aqui para saber como!
Vestibular
Os vestibulares do ITA e do IME são considerados os mais difíceis do país, tanto por causa da concorrência quanto pela exigência do conteúdo. Para conquistar uma vaga nessas instituições, o estudante precisa ir além do que é ensinado no Ensino Médio.
No IME, os candidatos devem passar por duas fases de testes intelectuais. A primeira, é composta por 40 questões objetivas divididas entre matemática, química e física.
Já a segunda etapa, possui questões discursivas de matemática, química e física, além de duas provas com exercícios objetivos e discursivos de português e inglês. Nessa fase, cada matéria tem 10 questões e cada prova é realizada em um dia. A redação não soma pontos no resultado e tem caráter eliminatório.
O ITA também tem duas fases. Na primeira, o estudante precisa resolver 70 questões divididas entre matemática, química, física, português e inglês. Já a segunda etapa acontece em dois dias. Em um, o candidato faz 10 questões de matemática e 10 de química. No outro, ele deve resolver 10 questões de física e fazer uma redação.
Diferentemente do IME, no ITA, a redação conta pontos. Na pontuação final, 20% dela é composto pelo resultado da produção textual. Portanto, escrever bem tem a mesma importância de fazer os exercícios de exatas.
Apesar da estrutura das bancas não ser a mesma, em ambos os casos, a exigência de conhecimento é alta. Ou seja, não adianta perguntar “Entre ITA ou IME qual é mais difícil?” — os dois têm alto grau de dificuldade.
Por isso, é recomendável que quem deseja passar em um desses vestibulares comece a se preparar com antecedência e dedicação.
Localização
O ITA está localizado em São José dos Campos, a 90 km da capital São Paulo. Para quem não conhece a região, é importante saber que essa cidade está no Vale do Paraíba, uma das regiões mais tranquilas e bonitas do estado.
Além disso, São José está integrada às vizinhas, como Campinas e Sorocaba. A localidade possui uma excelente infraestrutura para se viver.
Já o IME está no Rio de Janeiro, no bairro da Urca. Ele fica próximo à Praia Vermelha, de onde é possível ver o Pão de Açúcar de perto — um dos principais cartões postais da cidade. Por estar em uma capital, o instituto está cercado de facilidades.
Dessa forma, as duas instituições têm boa localização. Muitos optam pelo IME pois desejam morar próximo à praia, mas isso é uma questão pessoal.
Reconhecimento no mercado
Além do conhecimento aprofundado, quem se candidata ao ITA e ao IME deseja ser reconhecido pelo mercado. Nesse aspecto, as duas instituições agregam muito ao currículo.
Diversas empresas brasileiras e multinacionais dão preferência aos ex-alunos notáveis do ITA e do IME. No ITA, a popularidade é ainda maior, já que o instituto tem parcerias importantes, inclusive com a NASA.
Apesar de as oportunidades não baterem à porta, quem se forma nesses cursos, têm grandes chances de terem uma carreira bem sucedida. Basta que eles aproveitem bem a graduação e fiquem atento às vagas que podem surgir.
Atividades extracurriculares
Outro aspecto que o estudante deve considerar, é que as instituições oferecem outras atividades, além das aulas normais, como pesquisa, congressos, etc. No ITA, a pesquisa tem uma grande importância, tanto que muitos dos pesquisadores brasileiros estudaram lá.
Nessa instituição, há até a possibilidade dos alunos começarem o mestrado durante a graduação. O ITA também ajuda os estudantes a irem para a Europa entre o 4º e o 5º ano em uma excursão cultural. Para isso, os alunos podem organizar uma feira de empregos, o Encontro de Integração Faculdade Empresa (EIFE) para arrecadar recursos.
Carreira
O IME está associado ao Exército Brasileiro, porém, quem estuda nesse instituto não necessariamente precisa seguir carreira militar. A escolha é feita já no ato da matrícula, sendo que no primeiro ano todos os alunos são obrigados a passar por treinamento militar. Do segundo em diante é que acontece a segmentação.
Os estudantes que optam pela carreira militar recebem uma ajuda de custo e no último ano recebem a patente de 1º tenente. Todos os cursos do IME são voltados para as engenharias e têm duração de cinco ano. Na grade, oferece as seguintes graduações: Eletrônica, Elétrica, Civil, Química, Comunicações, Mecânica e de Armamento, Cartografia e Computação, Mecânica e Automóveis, além de Materiais.
No ITA, o primeiro ano de todos os cursos também possui treinamento militar.
No segundo, todos são civis e não há atividades militares. Do terceiro em diante, o estudante segue o treinamento militar se optar por essa carreira. Assim como no IME, os estudantes militares recebem salário como Aspirante a Oficial. Na conclusão do curso, eles recebem a patente de 1º tenente.
O ITA possui seis graduações na área de engenharia. São elas: Aeronáutica, Eletrônica, Civil-Aeronáutica, Mecânica-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial.
Na hora de escolher entre o ITA e o IME, vale a pena conversar com ex-alunos e comparar as opiniões sobre o dia a dia nessas instituições. Elas são muito parecidas em questão de reconhecimento no mercado, qualidade acadêmica e suporte ao aluno. Independentemente da escolha, conte com o Kuadro na sua preparação!
Tour pelo ITA
Se você tem interesse em estudar no ITA, dá uma conferida nesse tour que o Kuadro produziu por lá
O ITA e o IME são os vestibulares militares mais difíceis e concorridos do país. Porém, com uma boa preparação, você consegue conquistar a sua aprovação! Clica aqui para saber como!