Passar em medicina pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um objetivo desafiador. No entanto, com dedicação, preparação adequada e estratégia, é um sonho totalmente alcançável.
Atualmente, são mais de 9 mil vagas ofertadas todos os anos em instituições de ensino superior públicas. Mas a disputa continua sendo grande, com a concorrência chegando a ser de 100 candidatos por vaga.
Então, para conquistar uma vaga em medicina na universidade pública, é importante levar em consideração a estratégia de estudo utilizada, qual o foco e quais são as ferramentas utilizadas.
Como passar em medicina pelo Enem
Conhecer o formato do Enem é fundamental para conquistar sua aprovação. Portanto, é importante se familiarizar com a estrutura da prova, os conteúdos abordados e o estilo das questões.
Além de conhecer o formato da prova, você deve buscar formas de tornar o seu estudo o mais produtivo possível. Para isso, você deve levar em consideração alguns aspectos:
- Planejamento de estudos: Organize um cronograma de estudos realista e detalhado. Dê atenção especial às matérias que têm um peso maior no Enem, como matemática e redação.
- Resolva provas anteriores: Faça simulados com provas anteriores do Enem e utilize plataformas que disponibilizam provas atualizadas, com questões novas e no formato do simulado. Além disso, a correção do simulado também deve ocorrer através do formato do TRI, assim como é feito no Enem.
- Busque materiais de qualidade: Utilize livros, videoaulas e recursos online confiáveis para estudar. É importante ter acesso a materiais completos e atualizados.
- Faça cursos preparatórios: Se possível, considere a possibilidade de frequentar um cursinho preparatório para o Enem ou cursos específicos de reforço nas disciplinas mais importantes. Alguns pré-vestibulares oferecem cursos de matérias isoladas, assim você pode focar no assunto que possui mais dificuldade.
- Pratique redação: A redação é fundamental para conquistar uma boa nota no Enem, pois é uma prova que vale um quinto da média total. Portanto, é importante treinar a escrita da redação e, sempre que possível, solicitar que alguém com conhecimentos sobre a prova corrija.
- Cuide da sua saúde física e emocional: Estudar para o Enem pode ser estressante, por isso é importante descansar adequadamente, alimentar-se bem e encontrar momentos para relaxar. Um bom cronograma de estudos pode te ajudar com isso.
Considere também outras formas de ingresso nas universidades, como os vestibulares específicos. O importante é continuar buscando seus objetivos com dedicação e determinação.
Qual a pontuação necessária para passar em medicina pelo Enem
A pontuação necessária para passar em medicina varia de acordo com a universidade e o sistema de seleção adotado por ela. Algumas universidades podem adotar o sistema de pesos e outras não, portanto, é importante que você estude as normas de ingresso da instituição.
A nota de corte é a pontuação mínima que o candidato precisa alcançar para ser selecionado no curso desejado. Dessa forma, essa nota pode variar significativamente de um ano para outro, dependendo do desempenho dos candidatos e da oferta de vagas.
Em algumas universidades públicas, principalmente nas mais concorridas, as notas de corte para medicina costumam ser acima de 750 pontos.
No Sisu 2023, a maior nota de corte para Medicina foi 918,34 e a menor nota foi 783,19 pontos.
Para saber a nota de corte específica para medicina na universidade desejada, é importante acompanhar os resultados dos processos seletivos anteriores e verificar as informações fornecidas pelas próprias instituições de ensino.
Notas de corte das principais federais no SiSU 2023
- Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – 918,34
- Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – 900,22
- Universidade de São Paulo (USP) – 853,73
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – 813,76
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – 824,93
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – 855,90
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 828,24
- Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – 814,47
Informações sobre o Enem 2023
A prova do Enem ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro.
A prova do primeiro dia será composta por redação, questões de Linguagens e Códigos, e perguntas de Ciências Humanas. No segundo dia, será a prova de Ciências da Natureza e de Matemática.
O Enem conta com 4 cadernos diferentes, além da redação dissertativa de 30 linhas. Dessa forma, serão:
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- 45 questões de Linguagens e suas Tecnologias;
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- 45 questões de Matemática e suas Tecnologias;
- Redação dissertativa-argumentativa.
O resultado do Enem 2023 poderá ser consultado na Página do Participante a partir do dia 16 de janeiro de 2024. Já as inscrições do SiSU começam no dia 23 de janeiro e finalizam no dia 26. O resultado final será disponibilizado na página do sistema no dia 29 de janeiro.
Cursinho preparatório de medicina
Se você está procurando um cursinho para se preparar para o Enem e/ou potencializar os seus estudos, é importante encontrar uma opção que atenda aos seus desejos e necessidades. Além disso, é importante seguir uma metodologia que melhore o seu aproveitamento durante os estudos.
O Kuadro é um cursinho pré-vestibular que oferece:
- Conteúdo completo de todas as disciplinas;
- Correções ilimitadas de Redação;
- Aulas ao vivo e gravadas;
- Listas de exercícios de todo o conteúdo;
- Monitoria de dúvidas ilimitada;
- Oficina de Redação;
- Oficina de Matemática;
- Simulados ENEM com TRI;
- Mentoria da Aprovação;
- Comunidade de Estudantes;
- Gamificação.
Entre em contato através do whatsapp para obter mais informações!