Entenda a cabeça do corretor do ENEM!

Neste universo de escrita para o ENEM, há muitos textos que prometem te ajudar a tirar 1.000 na redação, no entanto, ajudam mesmo?  O que acontece é que a grande maioria não te mostra o que você precisa conhecer: a cabeça do corretor do ENEM. Quando você vai fazer uma entrevista, você não se prepara para as possíveis perguntas do entrevistador? Aqui, deve fazer a mesma coisa, entender o que o corretor do ENEM procura em seu texto por meio da grade de correção.
Como mentor pedagógico aqui no Kuadro spaces, onde nosso contato com os alunos é ainda mais próximo, busco sempre deixar esses pontos bem claros nas nossas oficinas de Redação. Dessa forma, fazemos com que nossos alunos entendam muito bem como funciona a cabeça do corretor do ENEM em cada competência da redação:

  • Competência 1 – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA: 

Esta competência é a que todos acreditam que seja a mais importante, no entanto, vale tanto quanto qualquer outra. Para melhorar na competência, você precisa ler bastante e estudar muito gramática, pois ela cobra a norma-padrão da língua portuguesa. Os tópicos que os alunos possuem dificuldade são: crase, uso de vírgulas, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal e uso das aspas. Outra coisa, é importante saber a diferença entre linguagem oral e escrita, pois se escrever algo que remeta à linguagem oral, perderá pontos.

  • Competência 2 – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.

Esta competência avalia se você, de fato, entende toda a estrutura de um texto dissertativo. Além disso, vai avaliar a sua interpretação do que está sendo pedido, o tema. Cobra, também, o tipo de argumentação que utiliza, se é interdisciplinar e/ou legítima. Sempre evite ficar preso(a) aos textos motivadores, eles são apenas uma inspiração do caminho a seguir. Mostre ousadia! 

  • Competência 3 – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA

Esta competência avalia se você consegue colocar a argumentação de um jeito interessante no seu texto, se faz as conexões com o tema de forma precisa e, o mais importante, coerente. Você não deve jamais ser incoerente, ter uma argumentação que prejudique o seu ponto de vista(tese), assim como deve saber o quê colocar em seu texto. Aqui, surge a ideia de projeto de texto. Dica: sempre coloque tema, tese e recortes argumentativos na introdução e tenha sempre um jeito de argumentar afiado!

  • Competência 4 – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.

Geralmente, muitos pensam que esta competência está dentro da competência um, no entanto, não! Aqui, se avalia os recursos coesivos, o corretor ficará ligado como morcego para achar um período longo, palavras repetidas em uma curta espacialidade, frases soltas sem articuladores, etc. Por isso, sempre deixe seus parágrafos mais ou menos do mesmo tamanho e sempre tenha, pelo menos, 3 períodos por parágrafo. Sempre una os parágrafos com os conectivos, assim como a progressão das ideias dentro dos parágrafos. Use sinônimos ou pronomes para não repetir as palavras! Arrase.

  • Competência 5 – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.

O ENEM cobra uma noção de cidadania dos alunos, exige deles o reconhecimento de um problema, mas também quer saber se eles sabem como ajudar naquele problema. Por isso, pede uma intervenção social e ela deve ser completa: agente, meio, proposta plausível, detalhamento e efeito. Lembre-se de pesquisar os agentes para ver se eles têm as competências que está dando a eles!
Espero que o texto tenha ajudado! Ele resume bem o que transmitimos para nossos alunos aqui no Kuadro Spaces!
Agora que já sabe o que o corretor do ENEM procura, já pode começar a praticar para mandar muito bem no dia da prova! Boa sorte! 

Baltazar Ferreira (@Balt.Educa)
Professor de Redação, Português e Inglês, Baltazar é licenciado em Letras pela UFMG e certificado pela English Studio em Londres em fluência da língua inglesa. Ainda durante a faculdade, criou um núcleo de redação e começou sua carreira como educador. Seu foco é trabalhar com os alunos uma abordagem moderna em relação à escrita, ajudando-os a desenvolver o amor pela redação.

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF