Nesse post você poderá conhecer as forças mais comuns que aparecem nos exercícios de dinâmica. As “5 forças fundamentais da dinâmica” não são as únicas que podem aparecer nas questões de física. Porém, devido à alta incidência, elas sempre deverão ser verificadas no momento de se elaborar um diagrama de corpo livre.
Pré requisitos: não é necessário saber outros conteúdos, porém facilita bastante se o aluno tiver os conhecimentos sobre as “Leis de Newton”
Dica de Vestibular: não é frequente um vestibular cobrar alguma das forças fundamentais isoladamente, porém saber a existência delas é um componente importante para a resolução dos exercícios de dinâmica.
1. Força Peso (P):
Definição: Força de origem gravitacional existente em corpos de pequena massa atraídos por um corpo de massa gigantesca (planetas ou outros astros). Quando os corpos envolvidos possuem massas com mesma ordem de grandeza, diz-se que a força entre eles é gravitacional e não força peso.
Equação:
Em que:
P = força peso em N
m = massa do corpo menor em kg
g = aceleração da gravidade no planeta
A aceleração da gravidade no planeta Terra (em uma região litorânea) é igual a 9,80665 m/s² , para facilitar os cálculos, a grande maioria dos vestibulares permitem utilizar g = 10 m/s²
2. Forças de Contato:
Quando há contato entre dois corpos, surge uma força de contato. Tal força pode ser decomposta em outras duas forças: Normal e Atrito.
a) Força Normal (N):
Definição: É a força de contato que age perpendicularmente ao plano de contato entre dois corpos.
Equação: não existe equação para determinar a força normal, ela só pode ser determinada de modo indireto.
b) Força de Atrito (Fat):
Definição: É a força de contato que age paralela ao plano de contato entre dois corpos.
Equações:
Quando o corpo está na iminência de entrar em movimento, calcula-se a força de atrito máxima através da seguinte equação:
Quando corpo está se movimentando, calcula-se a força de atrito através da seguinte equação:
Em que:
μe = coeficiente de atrito estático (quando o corpo está em repouso)
μd = coeficiente de atrito dinâmico ou cinético (quando o corpo está em movimento)
N = força normal em N
3. Força de Tração (T):
Definição: É a força existente em cordas esticadas ou em barras (esticadas ou comprimidas).
Equação: não existe equação para determinar a força de tração, ela só pode ser determinada de modo indireto.
Observação: alguns vestibulares erroneamente dizem que a força de tração é uma força de “tensão”, nesses casos utilize o bom senso para interpretar a questão e resolvê-la. Fisicamente, tensão é a razão entre a força de tração e a área da seção da corda ou da barra, ou seja, tensão no SI possui a unidade N/m², já a tração possui a unidade N.
4. Força Elástica (Fel):
Definição: É a força existente em elásticos esticados ou em molas deformadas.
Equação:
Em que:
Fel = força elástica em N
k = constante elástica da mola em N/m
x = deformação da mola em m (ou seja, a variação no comprimento da mola em relação ao seu comprimento natural)
5. Exercício de Aplicação das Forças Fundamentais da Dinâmica:
(ENEM 2012 – Questão 78 – Caderno 1 Azul) Os freios ABS são uma importante medida de segurança no trânsito, os quais funcionam para impedir o travamento das rodas do carro quando o sistema de freios é acionado, liberando as rodas quando estão no limiar do deslizamento. Quando as rodas travam, a força de frenagem é governada pelo atrito cinético. As representações esquemáticas da força de atrito fat entre os pneus e a pista, em função da pressão p aplicada no pedal de freio, para carros sem ABS e com ABS, respectivamente, são:
a)
b)
c)
d)
e)
Para saber a resposta dessa questão, clique em “ENEM 2012 – Questão 78 – Caderno 1 Azul” e acesse o gabarito oficial disponibilizado pelo INEP (a resposta está na própria questão).
O que achou deste resumo? Deixe seu comentário!
Para mais conteúdos sobre vestibular, continue acompanhando o Blog do Kuadro e assista às nossas Aulas Ao Vivo Gratuitas diariamente!