Um dos maiores desafios para qualquer vestibulando é conseguir equilibrar o seu tempo de estudos com o seu tempo livre. Essa não é uma tarefa nada fácil, ainda mais se você está buscando a aprovação em cursos ou universidades muito concorridos. Frequentemente lemos reportagens sobre aquele estudante que passava 20 horas por dia com a cabeça nos livros, não é mesmo?
Bom, já contamos que esse não é um hábito nada saudável e não garante a sua aprovação no vestibular. Porém, conseguir alcançar o equilíbrio continua sendo um dos grandes desafios. Quer saber qual é o segredo? Um cronograma de estudos executado com excelência!
Cronograma de estudos — o segredo para equilibrar estudos com tempo livre
Este truque pode parecer batido para alguns, mas basta algumas explicações um pouco mais aprofundadas para mostrar aos estudantes que a melhor forma de ter tempo livre e estudar é a partir de um cronograma de estudos!
Durante os anos de preparo para o vestibular, o planejamento deve ser o seu melhor amigo. Planejamento e eficiência são duas características que andam lado a lado nas mais diversas esferas da vida, com os estudos não poderia ser diferente.
Benefícios do cronograma de estudos
Criando um bom cronograma de estudos você consegue:
- desenvolver uma rotina;
- criar um plano estratégico levando em consideração suas dificuldades e também facilidades;
- treinar o gerenciamento de tempo;
- acompanhar seu progresso;
- conhecer-se mais profundamente.
Juntas, todas essas características são benefícios poderosos que podem perdurar por toda a sua vida. Se o seu maior objetivo é ter um bom desempenho nas provas dos vestibulares e ingressar na universidade desejada, o cronograma de estudos é melhor forma de fazer isso de maneira saudável.
O tempo livre não é apenas um capricho ou desejo superficial dos estudantes. Muito pelo contrário, é essencial para conseguir absorver o máximo possível de conhecimento. Isso porque seu cérebro precisa de descanso entre períodos de alta concentração!
Uma pesquisa realizado pela psicóloga Kathleen Vohs, da Universidade de Minnesota, comprovou que a mente precisa sim de descanso. Caso contrário, pode se esgotar.
Além de tudo, o tempo livre também evita o estresse pré-vestibular, algo que pode interferir bastante em seu desempenho.
Para mais dicas sobre o mundo dos vestibulares continue acompanhando o blog do Kuadro!