As inscrições do Sisu só começam dia 29 de Janeiro, mas o portal já está disponível para você consultar as vagas que serão disponibilizadas por curso e poder começar a planejar suas escolhas. Como de costume, as vagas são filtradas por curso, instituição e município e cada candidato pode definir duas vagas entre as ofertadas para participar do Sistema de Seleção Unificada.
Acessando a lista de cursos
No portal do Sisu você se depara com a liberdade de filtrar sua busca por estado (unidades federativas – UF), turnos (matutino, vespertino, noturno e integral) e por grau (área básica de ingresso, bacharelado, licenciatura e tecnológico), grau esse que irá definir a titulação do curso escolhido; ou seja, esse grau irá definir qual será o seu tipo de diploma e, consequentemente, a formação que você vai ter e, além disso, ele também define a maneira como você vai atuar no mercado de trabalho. Os graus são:
- Área Básica de Ingresso (ABI)
- Bacharelado
- Licenciatura
- Tecnólogo
Área Básica de Ingresso (ABI)
É a situação em que uma única “entrada” no curso, possibilitará ao estudante, após a conclusão de um conjunto básico de disciplinas (chamado, várias vezes de “ciclo básico”), a escolha de uma entre duas ou mais formações acadêmicas. ABI é bem comum em cursos de licenciatura ou bacharelado (História, Letras, Física, Geografia, Filosofia, etc.) ou em cursos apenas de bacharelado como os de Comunicação Social e de Engenharia, que dispõem de várias formações acadêmicas vinculadas. Ou seja, você pode ingressar em Engenharia e depois escolher a formação (Civil, Mecânica, Elétrica, Química, etc).
Bacharelado
Geralmente durando de quatro a cinco anos, o Bacharelado é ideal para quem quer seguir carreira no mercado de trabalho. Superior generalista, de formação científica ou humanística, esse grau concede ao diplomado uma base teórica e científica bem forte em determinado campo do saber, o preparando para o exercer atividades profissionais, acadêmicas ou culturais nos diversos setores do mercado de trabalho. Vale lembrar que ele é o mais tradicional curso de graduação e corresponde a quase 60% dos cursos oferecidos em território brasileiro.
Licenciatura
Se você quer lecionar do 6º ao 9º ano (Ensino Fundamental) e no Ensino Médio é necessário um diploma de Licenciatura em um campo específico do saber (Matemática, Geografia, História, Física, etc). O curso tem a duração de quatro anos.
Tecnólogo
Com o foco na prática especializada, os cursos Tecnólogos são de duração mais curta e tem como objetivo a formação direcionada para áreas específicas (Gestão de Negócios, Radiologia, Eletrônica Industrial, etc). Lembrando que o diploma desse curso é de nível superior e ele te garante possibilidade de ingresso em programas de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado).
Nós aqui do Kuadro esperamos que esse post possa te ajudar bastante! Qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários que iremos fazer o possível para te ajudar mais ainda <3