Nos últimos anos, foi imensa a quantidade de mudanças que a tecnologia promoveu na sociedade. A evolução tecnológica vem transformando a saúde, a economia e a comunicação, por exemplo. Uma das áreas mais positivamente influenciadas pela tecnologia é a educação. Atualmente há diversas plataformas de ensino virtuais que estão alterando profundamente a educação no Brasil e no mundo.
Muitas instituições de ensino têm apostado em alternativas que nada se parecem com o modelo tradicional de educação: uma sala de aula, um professor frente a muitos alunos e pouco ou nenhum recurso tecnológico para auxiliar o aprendizado.
Pensando no estudante atual, essas instituições oferecem materiais audiovisuais e propostas interativas de estudo.
O que são plataformas de ensino?
Basicamente, plataformas de ensino são ambientes virtuais que promovem a educação por meio da proposta de ensino a distância. Formalmente, elas são definidas como um “sistema de gestão de ensino e aprendizagem” (do inglês Learning Management System, ou LMS).
A proposta é desenvolver um método pedagógico que facilite a aprendizagem no ambiente virtual. São muitas as funcionalidades que uma plataforma de ensino oferece aos seus usuários.
Sua função principal é fornecer ao usuário o suporte para o seu aprendizado. Com a ajuda de inteligência artificial, as plataformas conseguem acompanhar o desenvolvimento do aluno. Ou seja, elas recolhem dados sobre o processo de aprendizagem do aluno e os utiliza para melhorar o aprendizado do aluno.
O que elas têm feito pela educação?
A educação a distância tem se tornado cada vez mais comum e acessível no Brasil e no mundo. O censo da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) contabilizou cerca de 2,9 milhões de alunos de cursos livres corporativos (aproximadamente 1,3 milhões) e não corporativos (aproximadamente 1,6 milhões).
Os cursos virtuais podem trazer mudanças profundas na vida de uma pessoa. A jovem Jennifer Cristina, por exemplo, sempre quis cursar Engenharia Elétrica, mas via dificuldades para conquistar vaga em uma universidade. Com os estudos através da plataforma de ensino Kuadro, ela conseguiu ser aprovada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Quais as vantagens dessas plataformas de ensino?
Estudar a distância pode ser interessante por diversos motivos. A forma como consumimos conteúdo mudou e é importante que a educação acompanhe essa tendência.
É cada vez maior o acesso à internet: segundo uma pesquisa contínua realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 64,7% dos brasileiros tinham acesso à internet em suas casas em 2016. Esse novo contexto faz com que as pessoas busquem conhecimento também na internet, ambiente em que a informação costuma ser mais rápida e acessível.
Embora exista muito conteúdo desatualizado e/ou errado na rede virtual, hoje há uma preocupação maior com a qualidade do que é transmitido pela internet. Essa preocupação vem principalmente de veículos jornalísticos e instituições de ensino. Por isso, as plataformas de ensino são tão recomendadas: pois garantem que o conteúdo transmitido é de qualidade.
Além disso, uma plataforma de educação a distância custa menos, tem processos mais ágeis, otimiza a gestão pedagógica e gerencial e ainda mede mais facilmente os resultados e aproveitamento dos alunos.
Exemplos de plataformas de ensino
Ao redor do mundo, há diversas plataformas de ensino empenhadas em transformar a educação de milhares de pessoas. Separamos alguns exemplos:
Khan Academy
Criada em Setembro de 2006, a Khan Academy é uma das plataformas educacionais mais antigas. Foi criada pelo educador estadunidense Salman Khan e sua missão é fornecer educação de alta qualidade a qualquer pessoa em qualquer lugar.
A plataforma reúne uma coleção gratuita de vídeos de disciplinas básicas (matemática, biologia, física, química) e de outras áreas do conhecimento (economia e finanças, medicina e saúde, ciência da computação e outras).
No Brasil, quem faz a tradução dos vídeos da Khan Academy é a Fundação Lemann, criada em 2002. A Fundação Lemman atua em parceria com Governos e outras entidades da sociedade civil. Seu intuito é encontrar soluções para os principais desafios sociais e educacionais do Brasil.
Coursera
A Coursera foi fundada em 2012 pelos professores de ciência da computação Andrew Ng e Daphne Koller, da universidade de Standford, nos Estados Unidos.
Disponibilizados em períodos específicos, os cursos oferecem video-aulas e um grande leque de leituras obrigatórias e extra para complementar as aulas.
Faz parte do curso completar os exercícios passados, caso contrário a nota não é computada. Ao final de cada semana, o aluno deve fazer uma prova e, para a aprovação no teste, é necessário acertar 80% das questões.
A maioria dos cursos está disponível em inglês com legendas em outros idiomas, mas há alguns em português disponibilizados por universidades e fundações brasileiras. Atualmente, a empresa conta com a parceira de quase 150 universidades, entre as quais estão as brasileiras USP, UNICAMP, ITA e Insper, além da Fundação Lemann.
Udemy
Também desenvolvida nos Estados Unidos, a plataforma Udemy também tem como objetivo tornar acessível a educação de qualidade. Foi fundada por Eren Bali, Gagan Biyani e Oktay Caglar em em 2009 e hoje conta com mais de 65 mil cursos.
Os cursos online abrangem diversas áreas, como desenvolvimento, negócios e design, por exemplo. Assim como funciona na maioria das plataformas, os cursos são em formato de vídeo-aula. O aluno pode entrar em contato com o instrutor para tirar dúvidas e entender melhor o conteúdo.
O acesso à plataforma é vitalício, o que permite que o aluno faça o curso no tempo que achar mais adequado. Hoje existem 2500 cursos em português e o Brasil é um dos principais mercados da Udemy.
Academia do Hacker
Essa startup viu na área de tecnologia da informação a necessidade de ensinar sobre segurança digital. Foi criada pelos brasileiros Alessandro Coutinho, Leonel Majewski e Thiago Glaucco Sanchez. A plataforma oferece vídeo-aulas e encontros que abordam temas de tecnologia, internet e segurança digital.
A plataforma de ensino conta também com um fórum no qual os alunos podem enviar dúvidas e sugestões para os membros.
Kuadro
Não podíamos deixar de mencionar a nossa plataforma!
Criada em 2015 pelo engenheiro Bruno Werneck e pela bióloga Lucimara Anacleto, o Kuadro é uma plataforma de ensino voltada a pessoas em período pré-vestibular.
Os cursos incluem vídeo-aulas gravadas e ao vivo de todas as disciplinas cobradas pelo vestibular. Há também simulados e exercícios para que os alunos treinem o que aprenderam.
A plataforma de ensino apresenta também monitoria e orientação pedagógica, para que o processo de aprendizagem do aluno seja completo.
Gostou desse conteúdo? Quer acrescentar algo? Deixe sua sugestão nos comentários!
Continue acompanhando nossos conteúdos no Blog!