Ter uma boa graduação traz muitos benefícios para quem a faz. Afinal, não colocam isso na nossa cabeça desde pequeno à toa. Quem consegue isso vai ter:
- Maior chance de conseguir ser empregado
- Um salário maior que alguém que só fez o ensino médio
- Possibilidade de estudar algo que tenha interesse
- Uma excelente rede de contatos para a vida pessoal e profissional
- Você aprende a ser mais pró-ativo e independente
Assim fica fácil entender o porquê de todo mundo recomendar você prestar e conseguir passar em um vestibular. Mas, porque dão tanta ênfase no ENEM? É bem cansativo ficar sentado durante horas em dois fins de semanas seguidos. Mas vale a pena. A gente aqui do Kuadro mostra os três principais motivos.
O ENEM é a principal porta para o ensino superior público
Pagando apenas uma inscrição, o estudante tem direito de prestar processos seletivos para muitas das melhores universidades públicas do país. Através do Sistema de Seleção Unificado, o SiSU, o candidato consegue concorrer a vagas em quase 150 instituições de ensino superior no Brasil.
Esse sistema é gerenciado pelo Ministério da Educação e abre inscrições em dois períodos do ano: no início e no meio. Mas, o ENEM é realizado apenas uma vez, ou seja, com uma prova você tem duas chances de conseguir entrar no ensino superior – em mais de uma centena de universidades.
O ENEM serve como processo seletivo para bolsas no ensino superior privado
Além de proporcionar a chance de participar do processo seletivo para faculdades públicas, o exame vai servir para você tentar bolsas em universidades privadas através do Programa Universidade para Todos, o ProUni. Ao todo mais de 1.300 instituições de ensino superior oferecem bolsas de estudo em todo o Brasil.
São duas modalidades de bolsa: 50% ou 100%. Para cada uma delas são feitas algumas exigências relacionadas à renda familiar, nota no ENEM, se você cursou ensino médio numa escola pública ou com bolsa em uma privada, entre outros.
Durante todo o período que você cursar a universidade particular, sua pontuação será monitorada para sua bolsa continuar valendo.
Você pode financiar seu ensino superior privado através do ENEM
O FIES é um programa do governo federal para financiamento a estudantes inscritos em instituições superior privadas com nota positiva no MEC. No FIES, o governo concede uma espécie de empréstimo usado para pagar as mensalidades da graduação. Esse valor, junto com os juros atrelados, deverá ser pago em algum momento.
A pontuação de cada candidato é baseada no desempenho no ENEM. De acordo com o número de vagas disponíveis e a pontuação dos candidatos, são selecionados os estudantes aptos a financiar a sua graduação.
Percebeu a importância que é realizar o ENEM? Com ele fica muito mais fácil entrar num curso de ensino superior de qualidade. Quer mandar bem no exame? Então veja uma das turmas que o Kuadro oferece para você. Assim seu desempenho vai melhorar bastante. Qualquer dúvida deixe para a gente nos comentários, que ficaremos felizes em responder!