Por que você deveria fazer ITA?

Para que ralar tanto tentando passar no ITA? Por que fazer ITA?

Falar sobre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica causa alguns sentimentos nos alunos. Paixão e sonho naqueles que sabem o que ele representa e uma certa dúvida em milhares de alunos que ainda não conhecem muito bem o ITA. Mas uma coisa quase todo vestibulando sabe: passar no ITA é muito difícil.

E você já parou para pensar, os porquês do vestibular do ITA ser tão difícil e concorrido? A resposta é bem óbvia. Nada que é ruim é muito desejado.

E estamos falando aqui da mais conceituada escola de engenharia do Brasil. Comparada ao MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos. Logo, é também a universidade de engenharia mais cobiçada pelos que sonham em se tornar engenheiros.

Será que a carreira de engenharia é a única opção para quem forma no ITA?

A resposta é não! Graduandos do ITA são desejados por diversas empresas dos mais diferentes mercados, além de poderem seguir a carreira militar. Empresas que vão desde, obviamente, engenharia até empresas de tecnologia, educação e do setor financeiro.

Isso acontece, porque o código de valores e a qualidade do ensino do Instituto são tão fortes que dão segurança aos recrutadores que eles estão contratando pessoas mais capazes e de caráter sólido.

E essas possibilidades ficam claras para os alunos desde o primeiro semestre. Conversando com alguns Iteanos que fazem estágio aqui no Kuadro eles são unânimes em afirmar que o ITA abre muitas portas e amplia muito suas possibilidades de atuação.

O ITA é um dos vestibulares militares mais difíceis e concorridos do país. Porém, com uma boa preparação, você consegue conquistar a sua aprovação! Clica aqui para saber como!

O peso do currículo

As empresas desses diversos setores que acabamos de citar estão sempre buscando profissionais que conseguem produzir e conviver com situações de muita pressão. E um bom profissional de RH, ou headhunter entende muito bem o nível de cobrança e pressão que um Iteano sofre. São em média 3 anos de preparação árdua. E depois mais 5 anos extremamente intensos dentro do Instituto.

Com isso, além de uma enorme capacidade técnica comprovada. O graduado no ITA é buscado por características que transcendem suas habilidades específicas. Ele tem não só um excelente conhecimento acadêmico, como também um perfil desejado por qualquer gestor para uma posição de alta confiança e consequentemente de alta remuneração.
Em geral, quando comparados a engenheiros de outras universidades, os Iteanos em mesmas condições conseguem propostas salariais melhores. Exatamente pelo perfil que falamos acima.

A carreira militar

Ao se inscrever para o vestibular do ITA, o candidato deve escolher entre uma vaga privativa (vaga militar) ou uma vaga ordinária (vaga civil).

Você pode entender mais sobre esse processo de vagas no nosso outro post.

Por ser uma instituição mantida e administrada pela Aeronáutica, todos os estudantes vão ter alguma experiência militar. No primeiro ano, por exemplo, todos eles são iniciados nessa carreira. Mas a partir do terceiro ano é que aqueles alunos que optaram por uma vaga privativa começam sua carreira militar.
Enquanto está estudando, o aluno da vaga militar passa a receber o seu soldo como Aspirante a Oficial.

É um salário que gira em torno dos R$ 6.500,00. E depois de formado ele se torna um Oficial Engenheiro da Aeronáutica, ocupando já a patente de 1º Tenente. E a partir daí segue a ordem de cargos e salários da Força Aérea Brasileira.

É uma carreira segura e promissora. Mas não se espante se você souber que poucos alunos do ITA optam por seguir a carreira militar. O mercado civil é muito generoso com esses profissionais e as propostas enchem os olhos dos alunos.

Banner ITA/IME

Depoimentos de quem está la dentro

Como o Kuadro está em São José dos Campos, terra do ITA, além de professores formados no Instituto, vários de nossos monitores são alunos Iteanos. Por isso batemos um papo com eles para que eles dissessem o que acham da instituição e que tipo de experiência poderiam compartilhar.

Mateus Silva (Engenharia Aeroespacial)

O Mateus Silva é de Fortaleza. Desde o fim do ensino fundamental ele percebia que tinha muita familiaridade com as disciplinas exatas. E parece que a vocação do Ceará é fabricar Iteanos, até o fundador do Instituto é de lá.

O Mateus via em seu colégio que todas as pessoas que ele admirava queriam fazer o ITA. E por isso ele viu que a instituição era um celeiro de grandes mentes. Além disso, ele viu no ITA a chance de mudar a sua realidade e da sua família!

“Eu sou de uma família muito humilde. Vi no ITA a possibilidade de estudar e ter um futuro melhor para mim e para minha família. Consegui me manter por conta do salário no primeiro ano. Eu e meu irmão gêmeo passamos logo depois de formar no 3º ano. O ITA é muito importante para mim. Ele permite que eu possa me dedicar aos estudos sem me preocupar com outras coisas como moradia e custos extras. Além de me abrir um leque imenso de oportunidades.”


Rafael Lima (Engenharia Eletrônica)

Já o Rafael, que também é de Fortaleza viu no ITA um enorme desafio. Pesquisando sobre a instituição ele percebeu que lá era onde as pessoas mais inteligentes do país estavam e ele queria fazer parte disso. O Rafael queria provar para as pessoas que o ITA não era só para gênios, é para pessoas que querem se dedicar.

“Eu me considero um aluno médio. Me preparei por 3 anos para passar. Do 1º ao 3º ano do ensino médio em um colégio preparatório para o ITA. E eu acho que esse é o tempo ideal de preparação. O ITA para mim é o melhor lugar do Brasil. Estou em contato com pessoas incríveis que sempre vão me impulsionar a ser melhor do que sou hoje. Além disso, várias empresas nos procuram para estágio e para trabalhar. São muitas oportunidades”


Ícaro Varão (Engenharia Civil Aeronáutica)

O Maranhense Ícaro Varão foi bem pragmático ao escolher o ITA. Quando estava se preparando ele queria a carreira militar, pensava já em sua independência financeira para não dar mais trabalho para os pais. E pensou também na comodidade de ter a moradia e a alimentação gratuita. O que facilitaria sua permanência em São José dos Campos.

“Dentro do ITA fui inserido em uma comunidade muito grande. Tive contato com alunos de turmas muito antigas. E percebi que qualquer coisa que eu queira fazer na vida, vai ter um Iteano que vai poder me ajudar. Percebi as grandes oportunidades dentro do mercado civil de trabalho. Os contatos que você faz dentro da instituição são muito frutíferos, são pessoas muito diferenciadas.


LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF