Com o Exame Nacional do Ensino Médio se aproximando, é normal sentir nervosismo. Talvez esse nervosismo aumente quando você lembra que essa prova também vai cobrar questões em língua estrangeira.
Mas fique tranquilo! Nós aqui do Kuadro, como sempre, reunimos tudo o que você precisa saber sobre a prova de inglês. Já que o Inglês no ENEM é tão importante, fique atento as nossas dicas para se preparar e mandar bem no dia da prova.
Como é a prova de Inglês no ENEM?
É interessante o candidato saber, que ele tem a opção de escolher para a sua prova, entre duas línguas: espanhol ou inglês. Isso mesmo, se você optar por espanhol, terá questões de espanhol na prova.
Mas, se optar por inglês você terá Inglês no ENEM. A disciplina de inglês está dentro da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que acontece no segundo dia de prova.
Fique atento, pois no mesmo dia, você também fará a prova de Matemática e suas Tecnologias e a redação.
Dentre as noventa questões que você vai fazer, apenas cinco vão cobrar língua estrangeira. Então, se você optou pela língua inglesa, essas cinco questões vão se referir a textos em inglês.
Como são as questões de Inglês no ENEM?
As questões da prova de Inglês no ENEM são bem parecidas entre si. Todas têm uma introdução com um texto em inglês e um enunciado e cinco alternativas em português. O importante é saber que todas as cinco questões vão usar um texto como base.
Agora, não fique esperando apenas textos argumentativos. O ENEM também gosta de fazer uso de outros gêneros textuais, como: poemas, letras de música, trechos de obras literárias, tirinhas, cartoons e anúncios. Então, fique preparado para encontrar textos de gêneros diferentes.
O que cai nas questões de Inglês no ENEM?
As questões de inglês são baseadas em textos, certo? Justamente! É esse o grande segredo da prova de Inglês no ENEM. O objetivo é testar a capacidade do aluno de ler e interpretar um texto em inglês.
Por isso, na maioria das questões de língua inglesa no ENEM vão cair textos para que você faça a interpretação desses textos. Isso mesmo! Questões pontuais de gramática que cobram o significado de uma palavra ou pedem o tempo verbal de uma frase, por exemplo, não são o foco do ENEM.
Então, pense que o que o ENEM quer é avaliar sua afinidade com o idioma, testando sua capacidade de raciocínio em língua estrangeira e seu conhecimento de mundo.
Então o que eu devo estudar para Inglês no ENEM?
Agora que você já sabe que o ENEM tem como foco a interpretação de texto, fica a dúvida de como e o quê estudar, para Inglês no ENEM, não é? Não precisa se desesperar!
Aqui vão algumas dicas da esquipe Kuadro e como você pode praticar a habilidade de interpretação e aumentar sua afinidade com a língua inglesa:
1 – Entre em contato com a Língua Inglesa
É muito importante que você entre em contato com língua inglesa o máximo possível para ganhar afinidade com a estrutura dela e aumentar seu vocabulário.
Para isso, leia, ouça e veja coisas em inglês. O hábito de ler textos, assistir à filmes legendados e ouvir música em inglês, por exemplo, aumentam sua proximidade com a língua. Quanto maior a afinidade, mais facilidade você tem na hora de ler um texto em Inglês no ENEM.
2 – Estude a gramática
Apesar de o ENEM não cobrar questões de gramática, isso não significa que ela seja irrelevante, não é mesmo? O conhecimento sobre tempos verbais, pronomes e advérbios em inglês, por exemplo, pode ajudar muito na hora de interpretar um texto.
Então, não deixe o estudo da gramática da língua inglesa de lado!
3 – Atualize-se
Os textos da prova de Inglês no ENEM, abordam temas atuais, então quanto mais por dentro do assunto você estiver, mais fácil fica a interpretação. Então atualize-se!
Leia textos em inglês e em português sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Não esqueça de que o ENEM também quer testar seu conhecimento de mundo na prova de inglês!
4 – Faça as provas anteriores de Inglês no ENEM
Quanto maior o treino, melhor o resultado, por isso a dica é mergulhar nas provas anteriores do ENEM. Fazendo isso, você vai entender melhor sobre o funcionamento da prova e o estilo dela.
Como se dar bem em Inglês no ENEM?
Siga algumas dicas de estudo, da Kuadro para você se sair bem em Inglês no ENEM:
- É muito importante, fixar um dia e um horário para os estudos, assim você não arranja desculpas para não estudar;
- Foque nas matérias que realmente cairão no exame;
- Não deixe os estudos para a última hora;
- E a última dica é: concentre-se nos estudos.
Pronto! Agora que você tem essas informações, você já está bem encaminhado para estudar para a prova de Inglês no ENEM. Garanto que seguindo essas dicas, você vai mandar bem no dia prova!
Se você tem dúvidas sobre outras matérias no ENEM, não esqueça de conferir quais são os assuntos cobrados no ENEM.