Alcançar uma boa nota na redação ENEM pode ser a diferença entre quem é e quem não é aprovado na universidade desejada. Além de contar pontos independentemente da especialidade escolhida, ela também é um critério de desempate em seleções como ProUni e FIES.
A redação ENEM pode ser a parte mais difícil da prova para muitos, mas também é — devido à Teoria de Resposta ao Item (TRI) — a única seção em que você pode ter a possibilidade de alcançar a nota mil se seguir todas as recomendações que apresentaremos no artigo de hoje.
Conheça as competências que serão avaliadas na redação ENEM
Existem cinco competências que existem para nortear a correção da redação ENEM. Conhecendo-as fica muito mais fácil alcançar a tão sonhada nota mil, já que você compreenderá exatamente o que os avaliadores estão buscando em seu texto. Confira:
- competência 1 — ter o domínio da norma culta da língua portuguesa (saber diferenciar oralidade de escrita formal);
- competência 2 — compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de outras áreas do conhecimento para desenvolver o tema (sempre de acordo com o formato dissertativo-argumentativo);
- competência 3 — selecionar, relacionar e organizar seus argumentos defendendo um ponto de vista (capacidade de compreensão e interpretação do tema);
- competência 4 — demonstrar conhecimento dos mecanismos de uma boa argumentação (lógica de ideias);
- competência 5 — elaborar uma proposta de solução para o problema apresentado.
Cada uma dessas competências vale 200 pontos, mas as notas que o aluno pode alcançar são padronizadas. São seis níveis diferentes: 0, 40, 80, 120, 160 ou 200. Existem características específicas que o avaliador busca para atribuir uma nota, mas esses conceitos não são divulgados para o público geral.
Siga as orientações para produzir uma boa redação
Você já sabe que o formato da redação ENEM é um texto dissertativo-argumentativo, mas existem algumas boas práticas que foram notadas ao longo de anos de observação das correções da prova, são elas:
- usar o espaço por completo — ao usar as 30 linhas disponíveis (nem mais, nem menos) você mostra ao avaliador que soube desenvolver o tema proposto no espaço disponível;
- entre quatro e cinco parágrafos — o ideal é que seu texto conte com esta numeração de parágrafos entre cinco e seis linhas, mostrando clareza e capacidade de organização;
- cuidado com a caligrafia — escreva sua redação com calma e preste atenção em sua caligrafia para que fique legível e também para que seja capaz de desenvolver o tema nas 30 linhas disponíveis.
Seguir essas orientações e aliar seus estudos à leitura de outras redações nota mil vai alavancar sua avaliação! Quer mais dicas sobre a prova do ENEM? Confira o blog do Kuadro!