1. Definição:
a) Escrita:
Corrente elétrica (i) é o movimento ordenado de cargas elétricas causado por uma diferença de potencial elétrico (ddp).
b) Através de equação:
Onde:
Δt = intervalo de tempo (s)
ΔQ = variação da carga de n elétrons (C)
A variação da carga elétrica (ΔQ) é calculada através da seguinte equação:
Onde:
Δn = variação do número de elétrons que atravessa a seção do fio
e = carga elementar = 1,6 . 10-19 C
2. Sentido Convencional da Corrente:
Quando começou-se a estudar corrente elétrica, acreditava-se que quem se movimentava eram as cargas positivas. No entanto depois de um longo tempo descobriu-se que a corrente elétrica era causada pela movimentação dos elétrons.
Como já haviam se desenvolvido algumas teorias considerando o movimento de cargas positivas e que a mudança das cargas nada iriam interferir, a comunidade científica decidiu adotar um sentido convencional da corrente elétrica (o qual seria embasado toda a teoria da eletrodinâmica) e deixar explícito que quem se movimentam são os elétrons no sentido contrário da corrente convencionada.
3. Classificação:
a) Corrente alternada (CA ou AC):
Essa forma de corrente elétrica está diretamente relacionada ao fato dela ser oriunda de um fenômeno eletromagnético.
Tal corrente é utilizada para o funcionamento de motores elétricos de grande porte e também na distribuição da energia elétrica da usina de produção até as residências.
b) Corrente contínua (CC ou DC):
Essa forma de corrente elétrica é muito comum em pilhas, baterias e em equipamentos elétricos que possuem retificador de corrente.
4. Potência:
a) Equação da mecânica:
A equação da potência definida na mecânica é utilizada na elétrica para calcular variação de energia (ΔE), sendo assim o formato mais utilizado é:
Onde usualmente:
P é dado em kW
Δt é dado em h
Sendo assim ΔE possuirá a unidade kW.h
b) Equação da elétrica:
Onde:
P = potência em W (watt)
U = tensão ou d.d.p em V (volt)
i = corrente elétrica em A (ampère)
5. Exercício de Aplicação:
(ENEM 2013 – Questão 46 – Versão Azul) Músculos artificiais são dispositivos feitos com plásticos inteligentes que respondem a uma corrente elétrica com um movimento mecânico. A oxidação e redução de um polímero condutor criam cargas positivas e/ou negativas no material, que são compensadas com a inserção ou expulsão de cátions ou ânions. Por exemplo, na figura os filmes escuros são de poli pirrol e o filme branco é de um eletrólito polimérico contendo um sal inorgânico. Quando o poli pirrol sofre oxidação, há a inserção de ânions para compensar a carga positiva no polímero e o filme se expande. Na outra face do dispositivo o filme de poli pirrol sofre redução, expulsando ânions, e o filme se contrai. Pela montagem, em sanduíche, o sistema todo se movimenta de forma harmônica, conforme mostrado na figura.
A camada central de eletrólito polimérico é importante porque
a) absorve a irradiação de partículas carregadas, emitidas pelo aquecimento elétrico dos filmes de poli pirrol.
b) permite a difusão dos íons promovida pela aplicação de diferença de potencial, fechando o circuito elétrico.
c) mantém um gradiente térmico no material para promover a dilatação/contração térmica de cada filme de poli pirrol.
d) permite a condução de elétrons livres, promovida pela aplicação de diferença de potencial, gerando corrente elétrica.
e) promove a polarização das moléculas poliméricas, o que resulta no movimento gerado pela aplicação de diferença de potencial.
Para saber a resposta dessa questão, clique acima em “ENEM 2013 – Questão 46 – Versão Azul” e procure a questão 46, a resposta oficial disponibilizada pelo INEP está na própria questão.
O que achou do Resumo Teórico – Corrente Elétrica? Deixe seu comentário!
Continue acompanhando o Blog do Kuadro para mais resumos teóricos e assista às nossas Aulas Ao Vivo Gratuitas diariamente!