3 bons hábitos de estudo que todo vestibulando deve ter

O período pré-vestibular é uma etapa complicada na vida de muitos jovens e adultos. São muitas matérias para estudar, tempo reduzido e poucas vagas disputadas entre muitos estudantes. O que faz com que um vestibulando seja aprovado? O que faz a diferença? Nós, do Kuadro, já ajudamos milhares de vestibulandos a conseguir a aprovação e perguntamos a eles qual o segredo para te contar em primeira mão! Conheça três bons hábitos de estudo que todo vestibulando deve ter para ser aprovado!

1. Regularidade nos estudos

Se pudéssemos dar uma dica de ouro, seria essa! A regularidade nos estudos é uma das chaves para ter um bom resultado no vestibular.
Muitos vestibulandos acreditam que estão “equilibrando” os estudos quando estudam muito em um dia e pouco ou nada no dia seguinte. Como se a grande quantidade de horas estudadas em um dia permitisse a ausência de estudos no outro dia. É aí que está o erro!
Estudar sempre a mesma quantidade de horas todos os dias, mesmo que não seja o máximo de horas que você conseguiria, é muito mais eficaz do que estudar muito em um dia e nada no outro. Isso porque precisamos de descanso entre períodos de estudo e a frequência faz com que nosso cérebro consiga assimilar melhor o conteúdo.
Por isso indicamos que você conheça e estruture seu cronograma de estudos e que siga sempre o horário de estudos estabelecido para aquele dia.
>> Prepare-se para o ENEM com qualidade! Conheça nosso Curso Intensivo ENEM. <<

2. Buscar ajuda quando não entendeu algo

Tão importante quanto estudar conteúdos novos é garantir que você realmente sabe o que já estudou. Buscar ajuda quando algum conteúdo ficou confuso ou está difícil de assimilar é um dos melhores hábitos que um vestibulando pode ter.
O coordenador da Monitoria de Exatas do Kuadro, Markan Filho, explica por que é tão importante tirar dúvidas: “Ao perguntar, você está buscando melhorar o seu conhecimento. Aquela dúvida específica que você tem pode cair no vestibular e resolvê-la pode fazer com que você acerte uma questão a mais no vestibular”.
Quando as dúvidas são tiradas com um monitor, as vantagens são ainda maiores. Markan explica: “O monitor pode te explicar como aquele questão costuma ser cobrada no vestibular que você quer. Se você quer ITA, por exemplo, um monitor conhece o vestibular do ITA e saberá te explicar como aquele conteúdo vai cair. O mesmo vale para outras provas, como a FUVEST ou o ENEM”.
Além disso, quando temos dúvidas é comum que elas atrapalhem a compreensão de algum conteúdo que vamos aprender depois. Portanto, perguntar não só resolve a dúvida em si, mas também evita que deixemos de entender outra matéria por causa daquele ponto que não ficou claro.

3. Acompanhar o rendimento

Que um vestibulando deve estudar muitas horas, isso todos nós sabemos. Mas só quantidade não resolve!
É importante acompanhar o rendimento nos estudos. Entender, por exemplo, quanto evoluiu ou quando passar para o próximo assunto. É importante também saber em que matérias tem mais dificuldade, se está conseguindo fazer uma boa redação dentro do tempo adequado…
Ao acompanhar o próprio rendimento, o vestibulando consegue entender em quais pontos precisa melhorar e em quais pontos ele está indo bem. Em linhas gerais, ele perceberá se sua estratégia de estudo está adequada ou se há pontos que ele pode aperfeiçoar!
>> Passe em Medicina estudando online. Conheça o Curso Intensivo Medicina do Kuadro. <<

Como acompanhar meu próprio rendimento?

Sabemos que é difícil se autoavaliar. Por isso, temos aqui algumas dicas para que você consiga perceber e acompanhar seu desenvolvimento:

  • Quando for resolver exercícios, cheque na internet ou em seu livro se elas são de nível fácil, médio ou difícil. Periodicamente, verifique quanto tempo leva para resolver cada tipo de questão.
  • Cronometre o tempo que leva para fazer uma redação, incluindo o tempo de leitura para os textos de apoio, de organização das informações que colocará no seu texto e de escrita. Analise a porcentagem desse tempo dentro do tempo que você terá no dia do vestibular
  • Avalie verdadeiramente o que você aprendeu. Reúna todos os tópicos dos últimos assuntos que você estudou e reflita: “eu realmente sei isso? Poderia explicar para alguém?”.

Todos os bons hábitos de estudo reunidos em um só lugar

Se você tem dificuldade de pôr em prática os três bons hábitos de estudo que nós pontuamos aqui, o Kuadro é o seu lugar!
No Kuadro você terá um orientador pedagógico para te acompanhar e cobrar sua frequência nos estudos. Ele conhecerá sua rotina e vai sempre te lembrar de manter o horário de estudos planejado.
Para quem é aluno do Kuadro também é muito mais fácil buscar ajuda quando não entendeu algo. Nossa equipe de monitores está sempre à disposição para esclarecer toda e qualquer dúvida que qualquer aluno tiver, independente do curso e do vestibular que o aluno for prestar. Todos os monitores são ou foram alunos de grandes universidades, o que significa que eles no passado eles tiraram as dúvidas que tinham, até que conseguiram a aprovação!
Por fim, no Kuadro todo o seu rendimento é acompanhado. Nossa plataforma permite que o orientador pedagógico acompanhe o desenvolvimento do seu aluno: quantas vezes ele acessou a plataforma na semana, se ele está indo bem nos simulados, se está entregando as redações… Dessa forma, ele não precisa se preocupar em monitorar seu rendimento, pois isso já será feito pela equipe do Kuadro!

Prepare-se para o vestibular com as revisões do Kuadro!

Conheça os Cursos de Revisão do Kuadro e garanta sua vaga na universidade que deseja ainda este ano!
Curso Intensivo ENEM
Curso Intensivo Medicina
Curso de Revisão ITA-IME

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF