ENEM: o que cai sobre Genética?

O que preciso saber para a prova de Genética do Enem?

Essa é uma pergunta que fica na cabeça de muitos alunos e com razão! Genética é um tema recorrente nas provas de Ciências da Natureza e por isso você deve ter muita atenção durante os estudos para o Enem. Nós do Kuadro vamos te ajudar e mostrar pra você alguns assuntos que podem te salvar na hora da prova!

Existem vários temas muito importantes para a prova de Biologia no Enem, dentre eles está a genética. Essa é uma área muito importante, uma vez que ela estuda a herança das características hereditárias dos seres vivos. As questões de Genética no Enem costumam ser relativamente tranquilas, por isso é fundamental que você tenha domínio desse assunto.

O DNA e sua estrutura:

O Enem costuma apresentar questões que abordem o tema DNA. Para essas questões, é importante ter uma noção sobre a importância dessa molécula para a hereditariedade. Ou seja, o papel que ela desempenha na transmissão de características ao longo das gerações.

O DNA é formado por uma dupla-hélice composta por nucleotídeos – que são apresentam em sua estrutura um glicídio (pentose), uma molécula de fosfato e base nitrogenada. Essa dupla-hélice é formada pela união de bases nitrogenadas que no DNA são: adenina com timina e citosina com guanina.  Nas células eucarióticas, o DNA está no interior do núcleo celular – protegido pela carioteca, enquanto que nas células procarióticas o DNA está disperso no citoplasma.

>> Passe em Medicina estudando online! Conheça o curso Medicina do Kuadro. <<

Para a prova, também é importante lembrar que fragmentos de DNA que estão presentes em um cromossomo são chamados de genes. Os genes são responsáveis pela síntese de uma proteína que está relacionada a uma característica específica, como a cor dos olhos e até mesmo propensão a determinadas doenças.

Genética Mendeliana:

Esse tema não é abordado com tanta frequência na prova do Enem, porém alguns assuntos já apareceram em algumas questões. É fundamental conhecer os conceitos básico em Genética.

É importante saber que “fenótipo” se refere às características observáveis em um ser vivo, como cor da pele e tipo sanguíneo.  Já o termo genótipo designa a constituição genética de um ser, por exemplo uma pessoa albina será duplo recessivo aa. Reveja também os conceitos como homozigoto, heterozigoto, genes recessivo e dominante.

Banner ENEM

Biotecnologia

Um dos temas  mais presentes no Enem, são relacionados a Genética Moderna, ou seja, temas atuais e novas descobertas científicas.

Dentro desses assuntos, o que é mais cobrado são os transgênicos, também conhecidos como organismos geneticamente modificados (OGM). Um organismo é considerado geneticamente modificado quando é inserido em seu material genético um gene retirado de outra espécie. Organismo transgênico é o que recebeu o gene de interesse e passará a produzir proteínas da espécie doadora do gene.

>> Quer entrar na faculdade pelo ENEM? Conheça o Curso Semiextensivo do Kuadro. <<

A clonagem também pode ser cobrada nas provas do Enem. Lembre que clonagem é a produção de cópias idênticas. A clonagem permite produzir um novo ser inserindo o núcleo de uma célula somática em um óvulo sem material genético nuclear. Também pode ser realizada a clonagem de moléculas de DNA apenas, produzindo cópias de trechos de interesse do DNA.

Agora que você já sabe os principais temas de Genética que podem ser cobrados no Enem, reveja os conteúdos e faça os exercícios, isso é muito importante para manter esses assuntos sempre frescos em sua memória! Bons estudos e conte com a gente!

Que tal uma parte da aula de Introdução à Genética Clássica:

Estude para o ENEM com o Kuadro

Precisa se preparar para o ENEM? Nós podemos te ajudar!
Conheça nossos cursos:
CURSO SEMIEXTENSIVO
CURSO MEDICINA

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF