(Enem cancelado 2009) Distantes uma da outra quase 100 anos, as duas telas seguintes, que integram o patrimônio cultural brasileiro, valorizam a cena da primeira missa no Brasil, relatada na carta de Pero Vaz de Caminha. Enquanto a primeira retrata fielmente a carta, a segunda — ao excluir a natureza e os índios — critica a narrativa do escrivão da frota de Cabral. Além disso, na segunda, não se vê a cruz fincada no altar.
Primeira Missa no Brasil – Victor Meireles (1861) Disponível em: http:/www.moderna.com.br Acesso em: 3 nov. 2008.
Primeira Missa no Brasil – Candido Portinari (1948) Disponível em: http:/www.casadeportinari.com.br Acesso em: 3 nov. 2008.
Ao comparar os quadros e levando-se em consideração a explicação dada, observa-se que
a influência da religião católica na catequização do povo nativo é objeto das duas telas.
a ausência dos índios na segunda tela significa que Portinari quis enaltecer o feito dos portugueses.
ambas, apesar de diferentes, retratam um mesmo momento e apresentam uma mesma visão do fato histórico.
a segunda tela, ao diminuir o destaque da cruz, nega a importância da religião no processo dos descobrimentos.
a tela de Victor Meireles contribuiu para uma visão romantizada dos primeiros dias dos portugueses no Brasil.