ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ENEM/2011)Subjaz na propaganda tanto política qua

Filosofia | Filosofia Pós Moderna | Hannah Arendt
ENEM PPL 2011ENEM PPL FilosofiaTurma ENEM Kuadro

(ENEM/2011)

Subjaz na propaganda tanto política quanto comercial a ideia de que as massas podem ser conquistadas, dominadas e conduzidas, e, por isso, toda e qualquer propaganda tem um traço de coerção. Nesse sentido, a filósofa Hanna Arendt diz que “não apenas a propaganda política, mas toda a moderna publicidade de massa contém um elemento de coerção". 

AGUIAR, O. A. Veracidade e propaganda em Hannah Arendt. In: Cadernos de Ética e Filosofia Política 10. São Paulo: EdUSP, 2007 (adaptado).

À luz do texto, qual a implicação da publicidade de massa para a democracia contemporânea?

A

O fortalecimento da sociedade civil.

B

A transparência política das ações do Estado.

C

A dissociação entre os domínios retóricos e a política.

D

O combate às práticas de distorção de informações.

E

O declínio do debate político na esfera pública.