(ENEM PPL - 2013)
Pesquisa da Faculdade de Educação da USP mostrou que quase metade dos alunos que ingressam nos cursos de licenciatura em Física e Matemática da universidade não estão dispostos a tornar-se professores. O detalhe inquietante é que licenciaturas foram criadas exatamente para formar docentes.
A dificuldade é que, se os estudantes não querem virar professores, fica difícil conseguir bons profissionais.
Resolver essa encrenca é o desafio. Salários são por certo uma parte importante do problema, mas outros elementos, como estabilidade na carreira e prestígio social, também influem.
SCHWARTSMAN, H. Folha de S. Paulo, 13 out. 2012.
Identificar o gênero do texto é um passo importante na caminhada interpretativa do leitor. Para isso, é preciso observar elementos ligados à sua produção e recepção.
Reconhece-se que esse texto pertence ao gênero artigo de opinião devido ao(à)
suporte do texto: um jornal de grande circulação.
lugar atribuído ao leitor: interessados no magistério.
tema tratado: o problema da escassez de professores.
função do gênero: refletir sobre a falta de professores.
linguagem empregada pelo autor: formal e denotativa.