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VestibularEdição do vestibular
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(ENEM PPL - 2014)E-mail no ambiente de trabalho T.

Português | Gramática | verbos | emprego dos modos e tempos verbais | formação do imperativo
Português | Interpretação de texto | tipos e gêneros textuais | tipos textuais | texto injuntivo
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(ENEM PPL - 2014)

 

E-mail no ambiente de trabalho

T. C., consultor e palestrante de assuntos ligados ao mercado de trabalho, alerta que a objetividade, a organização da mensagem, sua coerência e ortografia são pontos de atenção fundamentais para uma comunicação virtual eficaz.

E, para evitar que erros e falta de atenção resultem em saias justas e situações constrangedoras, confira cinco dicas para usar o e-mail com bom senso e organização:

1. Responda às mensagens imediatamente após recebê-las.

2. Programe sua assinatura automática em todas as respostas e encaminhamentos.

3. Ao final do dia, exclua as mensagens sem importância e arquive as demais em pastas previamente definidas.

4. Utilize o recurso de “confirmação de leitura” somente quando necessário.

5. Evite mensagens do tipo “corrente”.

Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (fragmento).

 

O texto apresenta algumas sugestões para o leitor. Esse caráter instrucional é atribuído, principalmente, pelo emprego

A

do modo verbal imperativo, como em “responda” e “programe”.

B

das marcas de qualificação do especialista, como “consultor” e “palestrante”.

C

de termos específicos do discurso no mundo virtual.

D

de argumentos favoráveis à comunicação eficaz

E

da palavra “dica” no desenvolvimento do texto.