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(ENEM PPL - 2016)

Árvore é cortada para dar lugar à propaganda sobre preservação ambiental

“Uma criança abraça uma árvore com o sorriso no rosto. No fundo verde, uma mensagem exalta a importância da preservação da natureza e lembra o Dia da Árvore”. O que seria um roteiro padrão para uma peça publicitária virou motivo de revolta e indignação em uma cidade do interior de São Paulo. Isso porque uma empresa de outdoor derrubou uma árvore centenária em um terreno para a instalação de suas placas.

A empresa teria informado que tinha autorização da prefeitura e da polícia ambiental para cortar a árvore. Sobre a propaganda, a empresa disse que foi “uma infeliz coincidência”, já que não sabia o que iria ser anunciado.

Em nota, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista, informou que não há nenhuma autorização em nome da empresa para o corte da árvore.

A multa, segundo a polícia ambiental, varia entre R$100 e R$ 1 000 por árvore ou planta cortada.

Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 21 set. 2015 (adaptado).

O texto apresenta uma crítica ao uso social de um outdoor. Essa crítica está associada ao fato de 

A

uma multa de R$ 100 a R$ 1 000 ser aplicada por corte de árvore ou de planta. 

B

a Secretaria do Meio Ambiente ter negado a autorização do corte da árvore. 

C

a empresa informar que foi uma “infeliz coincidência” o corte da árvore. 

D

uma campanha ambiental ter substituído uma árvore centenária. 

E

a empresa utilizar a imagem de uma criança na campanha.