(ENEM PPL - 2018)
O processo de leitura da informação vinda do companheiro e do adversário é fundamental nos esportes coletivos. O participante de modalidades com essas características deverá, a todo momento, ler e interpretar as informações gestuais de seu companheiro e adversário que, por outra via, também é portador de informações. Estas deverão ser claras e legíveis para seu companheiro e totalmente obscuras para o adversário. Na interpretação praxiológica, seria aquele jogador que consegue ler as informações do adversário e posicionar-se da melhor forma possível, antecipando-se a seus adversários e ocupando os melhores espaços.
RIBAS, J. F. M. Praxiologia motriz: construção de um novo olhar dos esportes e jogos na escola. Motriz, n. 2, 2005 (adaptado).
De acordo com a ideia de processamento de informação nas modalidades esportivas coletivas, para ser bem-sucedido em suas ações no jogo, o jogador deve
identificar as informações produzidas por todos os jogadores, posicionando-se de forma fixa no espaço de jogo.
refletir sobre as informações fornecidas por todos os jogadores e executar os gestos técnicos com precisão no jogo.
analisar as informações dos adversários e, com base nelas, realizar individualmente suas ações, com o fim de tirar vantagem tática.
fornecer informações precisas para os adversários e interpretar as dos companheiros, para facilitar sua tomada de decisão.
interpretar informações de companheiros e adversários, agindo objetivamente com os primeiros e imprecisamente com os adversários.