(ENEM PPL - 2021)
Ó anúncio! Tu és a luz dos historiadores futuros. O anúncio é hoje em dia o rei das opiniões. O anúncio faz uma reputação. Um homem que não materializou seu nome num anúncio não é digno de figurar na lista de eleitores, nem de ter voto para membro de qualquer associação. O anúncio, esse agente do industrialismo, triunfa até mesmo nas límpidas esferas onde outrora reinava soberana a inspiração.
Novo Correio das Modas, ago.-set., 1854 apud MAUAD, A. M. Imagem e autoimagem do Segundo Reinado. In: ALENCASTRO, L. F. (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.
Ao tratar da importância do anúncio no período oitocentista, o texto destaca o(a)
emprego do realismo como forma de superar a escrita rebuscada, imprópria à venda de produtos.
papel crescente da publicidade como agente de transformação social na sociedade industrialista.
politização dos meios de comunicação, utilizados como instrumento de manutenção da ordem social.
padronização dos princípios sociais como resultado da massificação dos valores éticos da elite.
utilização da propaganda como forma de difundir o consumo dos bens necessários à vida moderna.