(ENEM PPL - 2021)
TEXTO I
Para que seja caracterizada como bullying, e não como uma agressão ocasional, a ação praticada e sofrida pela vítima deve responder a alguns critérios: a agressividade (física, verbal, social) e a intencionalidade do ato, ou seja, o desejo de causar dor e constrangimento; a frequência da agressão, uma vez que o bullying é um ato repetitivo; e a desigualdade na relação de poder, manifestada pela diferença de força física ou social entre o agressor e a vítima.
ABDALLA, S. Bullying na escola: uma ameaça que não é brincadeira. Disponível em: www.gazetadopovo.com.br. Acesso em: 9 ago. 2017 (adaptado)
TEXTO II
De acordo com as características apresentadas nos textos, depreende-se que o bullying nas aulas de educação física escolar tem sido resultante das
atitudes constantes de desrespeito à diversidade nas práticas corporais.
lesões provocadas durante jogos de contato por estudantes agressivos.
disputas entre os alunos para ocuparem posições de destaque nas equipes.
assimetrias entre meninos e meninas durante a vivência das atividades propostas.
práticas de inclusão de alunos com menos habilidade motora nos jogos coletivos.