Resumo de biologia: Moluscos



Moluscos

Autora: Profª Carla Aquino

 

Os moluscos são seres muito importantes para o ser humano, seja no aspecto ecológico, seja porque muitos são consumidos como alimentos ou até mesmo por sua importância econômica – já que a venda de lulas, mexilhões, polvos e ostras são fonte de renda para diversas famílias no Brasil e no mundo.  Além disso, esses animais produzem um elemento muito caro e muito utilizado na fabricação de jóias, as pérolas. Mas como são formadas as pérolas?

A pérola nada mais é do que um mecanismo de defesa do animal. Quando um grão de areia ou algum outro corpo estranho penetra na concha do animal e gera uma certa irritação, ele secreta uma substância chamada madrepérola, que envolve esse corpo estranho e forma a pérola. Esse processo demora em torno de três anos e pode ser feito artificialmente, quando é colocado um pedaço de molusco ou até mesmo uma bolinha de plástico dentro da concha do molusco. 

 

O filo Mollusca é um assunto muito recorrente no Enem e principais vestibulares brasileiros. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse grupo. O filo dos moluscos é composto por animais que apresentam como características básicas o corpo mole e a presença de concha calcária em algumas espécies. Os animais que representam esse grupo vivem em ambientes de água doce ou salgada e terrestre úmido.  São exemplos de moluscos os mexilhões, polvos, lulas, caramujos e tantos outros.

 

As principais classes estudadas são:

 

Bivalves – exemplos são as ostras e os mexilhões.

Figura: Bivalves - https://pixabay.com/pt/photos/mexilh%C3%B5es-mexilh%C3%A3o-mundo-animal-605917/ Acesso em: 26/05/2019.

 

Gastrópodes – exemplos desse grupo são as lesmas e os caramujos.

Figura: Gastrópode - https://pt.wikipedia.org/wiki/Flabellina#/media/File:Flabellina_babai_Schmekel,_1972_2.jpg Acesso em 26/05/2019.

 

Cefalópodes – exemplos são os polvos, as lulas e os náutilus.

Figura: Cefalópode – Nautilus https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nautilus_Palau.JPG Acesso em 27/05/2019.

 

Características gerais:

As características gerais do filo dos moluscos são: animais triblásticos, ou seja, apresentam os três folhetos embrionários – endoderme, mesoderme e ectoderme. Apresentam simetria bilateral, são celomados, são protostômios – o blastômero dá origem à boca. O corpo é mole, há aqueles que possuem concha externa e há também representantes sem concha.

 

Figura: Gastrópode com concha externa. https://www.pexels.com/pt-br/foto/ao-ar-livre-caracol-caramujo-concha-127945/ Acesso em: 26/05/2019.

 

O corpo dos moluscos é dividido em cabeça, pé e massa visceral. A proporção dessas estruturas no corpo do animal varia de acordo com a evolução de cada grupo.  A cabeça é bem desenvolvida em cefalópodes e gastrópodes, enquanto que nos bivalves é praticamente inexistente.  O pé é uma estrutura muscular, que nos cefalópodes foi dividida em tentáculos, nos gastrópodes serve para locomoção e nos bivalves tem função de fixação e para cavar o substrato.

 

Já a massa ou saco visceral tem como objetivo armazenar e proteger os órgãos internos.  A massa é delimitada pelo manto, uma estrutura rica em glândulas, responsável pela produção da concha em algumas espécies. Além das características gerais do filo, é importante conhecer um pouco mais sobre os diferentes sistemas do organismo de um molusco:

 

Fisiologia:

 

Características do organismo dos moluscos

Sistema Digestório

Sistema

Excretor

Sistema

Respiratório

 

Sistema

Circulatório

Sistema

Nervoso

O sistema digestório é completo: presença de boca e ânus.

Nos gastrópodes há a presença de rádula – que é útil para raspar as superfícies.

Metanefrídeos que apresenta um formato tubular, com as duas extremidades abertas e retira as excretas do corpo do animal.

É composto por brânquias nos animais aquáticos e pulmões nos que vivem em ambiente terrestre.

É aberto na maioria dos animais desse filo, porém os cefalópodes apresentam sistema circulatório fechado, quando o sangue circula pelos vasos.

É um sistema ganglionar e que é bastante desenvolvido nos cefalópodes.

Tabela com as principais características dos sistemas dos moluscos.

 

Reprodução dos moluscos

A produção é sexuada, ou seja, ocorre a participação de gametas e apresenta variabilidade genética. No caso dos bivalves, a maior parte dos representantes é dióica. Entre os gastrópodes, existem muitos representes monóicos, um organismo apresenta ambos os sexos. Já os cefalópodes são dioicos.

 

Figura: Imagem da reprodução dos moluscos cefalópodes -  http://agencia.fapesp.br/detalhes-da-reproducao-dos-moluscos-cefalopodes-sao-revelados/15977/ Acesso em: 26/05/2019.

 

Agora que você já conhece os principais pontos sobre o filo dos moluscos, vamos testar nossos conhecimentos?

 

No Vestibular...

 

Questões:

 

1.(Fuvest-SP) Todas as características abaixo pertencem ao Phylum Mollusca, exceto:

a)      Presença de brânquias;

b)      Presença de concha externa;

c)      Presença de rádula;

d)      Presença de manto;

e)      Ausência de celoma.

 

2. (FGV) Os moluscos bivalves (ostras e mexilhões) são organismos economicamente importantes como fonte de alimento para o homem, por possuir alto valor nutritivo. Eles conseguem filtrar grandes volumes de água em poucas horas, daí serem comumente chamados "organismos filtradores", mas, em consequência, podem acumular, no seu trato digestivo, altas concentrações de microrganismos e compostos químicos tóxicos, eventualmente presentes na água onde vivem, assim pondo em risco a saúde pública e exercendo grande impacto social e econômico nas áreas de sua criação.

Assinale a afirmação correta. 
a) Os moluscos não possuem sistema digestivo. 
b) Os moluscos não possuem sistema nervoso ganglionar. 
c) Os mexilhões possuem concha com apenas uma valva. 
d) Nos mexilhões, as brânquias têm função respiratória e importante papel na nutrição. 
e) Os moluscos são sempre hermafroditas

 

Gabarito:

1.    E - Os moluscos possuem simetria bilateral, possuem os três folhetos embrionários e são celomados. Possuir celoma é uma novidade evolutiva em relação aos nematelmintos, que são pseudocelomados.

2.    D É importante lembrar que as brânquias são fundamentais para a respiração desses animais. Os mexilhões são animais filtradores, dessa forma, obtêm seus nutrientes filtrando a água do ambiente em que vivem.

 

 

Resumo:

Esse é um dos filos mais cobrados nos principais exames vestibulares brasileiros, é importante conhecer bem esse grupo de animais. As características gerais do filo dos moluscos são: animais triblásticos, ou seja, apresentam os três folhetos embrionários – endoderme, mesoderme e ectoderme. Apresentam simetria bilateral, são celomados, são protostômios – o blastômero dá origem à boca. O corpo é mole, há aqueles que possuem concha externa e há também representantes sem concha. As três principais classes são os gastrópodes – exemplos são caramujos e lesmas, bivalves - exemplos são as ostras e mexilhões e cefalópodes – exemplos são as lulas e polvos.

 

 

Referências:

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia moderna. Editora Moderna. 1ª ed. São Paulo,  2016.