Gametogênese
Meiose e gametogênese - Espermatogênese
É o processo de formação dos gametas e ocorre nas gônadas.. Existe a gametogênese feminina e a masculina. Nessa aula o foco é nesse processo em seres humanos.
Espermatogênese - ocorre nos testículos nos tubo seminíferos. Tudo começa com células diplóides chamadas de espermatogônias. No caso do ser humano a diploidia é igual a 46. Essas espermatogônias ficam realizando divisões celulares gerando novas espermatogônias também 2n por mitose (divisão equacional E!). Algumas espermatogônias vão aumentar de tamanho. [Por que não são todas as espermatogônias que crescem ao mesmo tempo? Porque se isso acontecesse, todas as espermatogônias no indivíduo acabariam de uma vez e é preciso que sobrem algumas para que essas se multipliquem por mitose e continuem esse processo de produção de gametas durante toda a vida do homem. Esse processo se inicia na puberdade.] Quando a espermatogônia aumenta de tamanho, ela é chamada de espermatócito I (primário) diplóide. Esse espermatócito realiza meiose I, originando duas células haplóides, chamadas de espermatócitos II (secundários) haplóides. Cada espermatócito II vai realizar a meiose II onde ocorre a separação das cromátides irmãs, originando 2 células haplóides cada. Essas 4 células são as espermátides. Cada espermátide vai sofrer um processo de diferenciação, se transformando em um espermatozóide cada, que são os gametas prontos para fazer a fecundação.
Meiose e gametogênese - Espermiogênese
É o processo de diferenciação das espermátides em espermatozóides. Os espermatozóides são as menores células do corpo humano. Tem um núcleo haplóide e na frente desse núcleo tem uma série de “bolsas” denominadas acrossomo ou capuz acrossômico, que é uma modificação do complexo de golgi. Esse acrossomo armazena enzimas necessárias para romper a camada de proteção do ovócito II (precursor do óvulo) feminino. O espermatozóide precisa se movimentar, portanto a região da base do flagelo é rica em mitocôndrias que vão fornecer essa energia necessária para a movimentação. Essa região é denominada de peça intermediária. O flagelo é proveniente dos centríolos.
Espermatogônia se multiplica por mitose -> proliferação ou fase proliferativa.
Espermatogônia aumenta de tamanho virando o espermatócito I -> fase de crescimento
As fases da meiose I e II -> maturação
Espermátide para espermatozóide -> fase de diferenciação.