Componentes
1. Rins: com oito a nove cálices e um bacinete; cor vermelho-escura, pouco mais de 10 cm de comprimento. Local onde ocorre formação da urina. O sangue chega pela artéria renal e sai dos rins pela veia renal.
2. Canais excretores (vias urinárias): ureteres (condução de urina), bexiga (armazenamento de urina) e uretra (eliminação de urina).
Rim
Os rins são formados por córtex, medula e, uma concavidade, o hilo, onde se localizam os vasos sanguíneos, artérias e veias renais. Constituído por um milhão de néfrons (unidade filtrante) – controlam as concentrações de água, sódio, potássio, cálcio e hidrogênio.
Néfron: formado por alças de vasos sanguíneos (resultantes da ramificação da artéria renal – os glomérulos); cápsula de Bowman – envolvem os glomérulos (os resíduos filtrados das paredes dos vasos sanguíneos fluem para dentro das cápsulas) – conduzem o material filtrado para os tubos uriníferos (túbulo contornado proximal, alça de Henle, túbulo contornado distal e tubo coletor) e daí para os cálices e bacinetes.
Néfron
Como vimos anteriormente, o nefron é a unidade filtradora dos rins, por ele o sangue será filtrado e as excretas nitrogenadas passarão para a urina para ser eliminada.
O néfron é todo irrigado por capilares, arteríolas e vênulas, na região da capsula de bowman ocorre a conexão com a arteríola aferente, que leva o sangue arterial, rico em oxigênio, e rico em uréia para o nefron, com a pressão forte da corrente sanguínea, o plasma extravasa, para os túbulos uriníferos, água, sais, uréia, glicose, aminoácidos e vitaminas passam com o plasma, no entanto, proteína que apresentam tamanho maior, ficam retidas.
O fluxo sanguíneo nos néfrons segue o seguinte caminho: o sangue vêm pela artéria aorta, passa pelo fígado até a artéria renal, esta se ramifica nas arteríols renais, que chegam ao néfron. Ao sair pela arteríola eferente, o sangue passa por capilares que circundam o nefron, participando de alguns processos como a reabsorção, até chegar as vênulas renais, veia renal e enfim na veia cava, que retorna ao coração.