O Filo dos Cordados
Autora: Profª Carla Aquino
Os animais do filo dos cordados apresentam como característica comum a presença de notocorda em alguma fase do seu desenvolvimento, essa estrutura é uma novidade evolutiva do grupo. A notocorda apresenta como função a sustentação do corpo do animal e de acordo com a classe dos cordados, ela é substituída pela coluna vertebral. É importante lembrar que o filo Chordata é o filo do qual fazemos parte e é bastante cobrado no Enem e nos vestibulares. Nesse texto, vamos conhecer um pouco mais sobre as características gerais desse filo.
Características do filo dos cordados
O filo Chordata é composto por animais com características específicas e que são comuns a todos representantes desse grupo em algum momento da vida do animal. Entre as características estão:
Notocorda é um bastão flexível, é a primeira parte do endoesqueleto a se desenvolver, atua como uma base para a fixação dos músculos. Ela persiste nos protocordados e no caso dos vertebrados, a notocorda é substituída pela coluna vertebral.
Tubo nervoso dorsal e há uma concentração de células nervosas na porção anterior do corpo, que dará origem ao encéfalo. Nos vertebrados, o tubo nervoso é protegido pelos arcos neurais e o encéfalo é protegido pelo crânio.
Fendas branquiais na faringe são estruturas que são originadas a partir do órgão filtrador dos protocordados.
Cauda pós-anal é importante para a mobilidade das larvas dos protocordados. No caso dos seres humanos, ela desaparece ao longo do desenvolvimento e se torna uma estrutura vestigial – o cóccix.
A figura abaixo, mostra as estruturas presentes nos cordados:
Figura: Estruturas presentes no embrião dos cordados. https://alunosonline.uol.com.br/biologia/cordados.html Acesso em:05/06/2019.
Além de características específicas do filo, os cordados possuem características já observadas em outros filos, como por exemplo: simetria bilateral, são deuterostômios, possuem corpo com segmentação, apresentam celoma bem desenvolvido, coração na região ventral do corpo, sistema circulatório fechado – o sangue corre no interior dos vasos, sistema digestório completo, endoesqueleto, entre outras.
Quem são os representantes do filo dos cordados?
As imagens abaixo mostram alguns desses representantes:
Figura: Ave https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_animais
Anfíbio https://pixabay.com/pt/photos/r%C3%A3s-animal-anf%C3%ADbios-sapo-natureza-4218319/
Peixe https://pixabay.com/pt/photos/peixes-discus-aqu%C3%A1rio-de-%C3%A1gua-doce-2901528/
Répteis: https://www.pexels.com/pt-br/foto/1077389/
Mamíferos: https://pxhere.com/pt/photo/1418038
Protocordados Ascídias: https://www.flickr.com/photos/80792524@N05/8162362100 Acesso em: 05/06/19
Esse filo possui como representantes seres invertebrados marinhos e todos os vertebrados, ou seja, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Esse filo é composto por aproximadamente 50 000 espécies, que estão divididas em três subfilos: Urochordata (Urocordados), Cephalochordata (Cefalocordados) e Craniata ou Vertebrata.
Os subfilos urocordados e cefalocordados são considerados protocordados, visto que são seres mais simples, já que não possuem crânio e coluna vertebral – ou seja, são cordados não vertebrados. São animais filtradores e vivem em ambiente marinho. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada subfilo:
Urocordados: São animais sésseis, ou seja, são fixos no substrato. Apesar de participarem do filo dos cordados, não possuem notocorda e tubo nervoso. A semelhança com os cordados está na presença das fendas braquiais na faringe. Possuem o corpo revestido por uma estrutura denominada túnica e por isso já foram conhecidos como tunicados. O exemplo desse grupo são as ascídias.
Figura: Ascídia https://en.wikipedia.org/wiki/Ascidiacea Acesso em: 06/06/2019.
Cefalocordados: Um exemplo de cordados desse subfilo é o anfioxo. Os cefalocordados são animais que possuem notocorda, apresentam estágio larval durante seu desenvolvimento e quando adultos vivem enterrados na areia.
Figura: Anfioxo https://pt.wikipedia.org/wiki/Cephalochordata Acesso em: 06/06/2019.
Craniados (vertebrados) :Esse subfilo dos cordados reúne os animais vertebrados e os agnatos (peixes-bruxa), esses últimos possuem crânio sem mandíbula, mas não apresentam desenvolvimento da coluna vertebral. Além dos agnatos, os craniados é um grupo formado pelos peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Nos próximos textos, vamos abordar cada uma das classes dos vertebrados com mais detalhes. Agora, vamos resolver algumas questões para fixar melhor o conteúdo! Bons estudos!
No vestibular...
Questões:
2. (Unigranrio/2017 – Medicina) As ascídias (imagem ao lado), são animais marinhos que podem viver isolados ou formando colônias. Uma das formas isoladas muito encontradas nas praias brasileiras lembra, no adulto, um pedaço de piche de aproximadamente 8 cm de altura, preso por uma de suas extremidades ao substrato (rochas, cascos de navios etc.).
(Adaptado de Só Biologia: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioanimal.php)
Dentro da classificação dos seres vivos, as ascídias pertencem à classificação:
A) Subfilo Urochordata;
B) Subfilo Cephalochordata;
C) Ágnatos;
D) Subfilo Vertebrata;
E) Gnatostomados.
3. (PUCCAMP-SP) Considere as seguintes estruturas:
I. notocorda
II. fendas branquiais
Assinale a alternativa da tabela a seguir que indica corretamente a presença dessas estruturas durante o desenvolvimento embrionário dos grupos de animais mencionados.
Gabarito:
1. C - Ascídias pertencem ao subfilo dos urocordados e anfioxo pertence ao subfilo dos cefalocordados. Esses animais grupo dos cordados, porém, não são vertebrados.
2. A - As ascídias são animais que pertencem ao subfilo Urochordata Tais organismos apresentam notocorda somente durante a fase larval.
3. E - Todos os animais do filo dos cordados apresentam notocorda e fendas branquiais em pelo menos alguma fase do seu desenvolvimento.
Resumo:
Os cordados são animais que apresentam em alguma fase de seu desenvolvimento embrionário a notocorda, fendas branquiais faringianas, cauda pós-anal e tubo nervoso dorsal. Além disso, esse filo é formado por animais triblásticos, celomados, deuterostômios e com simetria bilateral.
O filo dos cordados está dividido em três subfilos: Urochordata (Urocordados), Cephalochordata (Cefalocordados) e Craniata ou Vertebrata.
Referências:
Notocorda UFF - http://www.dacelulaaosistema.uff.br/?p=552 Acesso em 5/06/2019
Filo Chordata: http://javali.fcav.unesp.br/sgcd/Home/departamentos/biologia/MARIACELIAPORTELLA/10t.-chordata-2014.pdf Acesso em 5/06/2019