O Reino Fungi
Autora: Profª Carla Aquino
Você já deve ter ouvido falar em superbactérias, aquelas que são resistentes aos antibióticos. Mas já ouviu falar de super fungo? Nos últimos anos, um fungo muito resistente aos medicamentos, chamado Candida auris, tem se espalhado por diversos países e é uma ameaça principalmente para pessoas com baixa imunidade. O fungo se espalha com facilidade e pode causar grandes problemas em ambientes hospitalares.
O surgimento de fungos e bactérias resistentes, está relacionado com o uso indiscriminado de medicamentos, que matam os seres mais sensíveis e permitem a sobrevivência dos resistentes, os quais se multiplicam, transmitindo os genes com a característica.
No caso do fungo Candida auris, há casos de contaminação nos Estados Unidos e na Europa. Mas no Brasil, ainda não há registros de contaminação pela forma resistente.
Quem são os fungos?
São seres que são conhecidos por diversos nomes - como mofos, fungos e bolores. Os fungos são muito importantes para o ser humano, pois podem servir como alimento, podem ser causadores de doenças e podem participar da produção de medicamentos(antibióticos). Além disso, apresentam importância ecológica quando atuam como decompositores e participam de associações mutualísticas – como os líquens e as micorrizas.
Os fungos são seres eucariontes, heterótrofos, apresentam parede celular de quitina envolvendo e protegendo suas células, além disso, possuem como reserva energética glicogênio – a mesma reserva energética presente no corpo dos animais. São aclorofilados.
Inicialmente, na classificação de Lineu, os fungos eram considerados como parte do reino vegetal, porém nas classificações atuais os fungos são colocados em um reino próprio – Reino Fungi.
Figura: Fungos utilizados na alimentação. https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/fresh-champignon-mushrooms-isolated-on-white-626171978?src=wOFmfBuixP14N1c9fCH7XQ-1-2 Acesso em: 12.06.2019.
Os fungos apresentam diversas formas de vida. Eles podem ser:
Parasitas: Quando prejudicam seu hospedeiro, retirando dele nutrientes para sua sobrevivência. A figura abaixo mostra o fungo Candida auris, que pode causar prejuízos à saúde humana.
Figura: Candida auris – parasita. https://www.shutterstock.com/pt/image-illustration/candida-auris-fungi-emerging-multidrug-resistant-1161911293?src=WA84-Wo2EMt8exutvQPRWA-1-6 Acesso em 12.06.2019.
Saprófagos: Quando realizam decomposição de matéria morta. Uma importante função ecológica.
Predadores: Isso mesmo! Podem ser predadores. Por exemplo, os fungos nematófagos, eles se alimentam de pequenas larvas de nematelmintos, retirando os nutrientes de que precisam e matando as larvas.
Mutualistas: quando estabelecem relações com outros seres vivos e ambos se beneficiam dessa relação. Por exemplo, os líquens que são uma associação entre fungos e algas ou cianobactérias
Características gerais do Reino Fungi:
Os fungos são seres heterótrofos, ou seja, não produzem seu próprio alimento. Eles necessitam de matéria orgânica para se alimentar, eles liberam enzimas digestivas que vão dissolver a matéria orgânica e em seguida absorvem as substâncias produzidas na digestão.
São constituídos por hifas, que possuem parede celular de quitina e dentro delas estão as estruturas celulares do fungo. As hifas formam o micélio e formam também o corpo de frutificação, uma estrutura compacta que é fundamental para a reprodução do organismo.
Os fungos são divididos em filos: Chytridiomycota, Zygomycota, Ascomycota e Basidiomycota.
As figuras abaixo mostram respectivamente uma hifa de uma fungo e o micélio:
Figura: Hifa - https://www.shutterstock.com/pt/image-illustration/typical-fungi-cell-fungal-hyphae-structure-253345864?src=8BS89QLS6AsNySmcJyiwwQ-1-1 Acesso em: 13.06.2019
Figura: Micélio https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biofungos2.php Acesso em: 13.06.2019
Relações mutualísticas com fungos:
Mutualismo é uma relação ecológica harmônica em que ambos organismos envolvidos se beneficiam. Nessa relação, os seres não podem viver separados. As relações de mutualismo envolvendo fungos são:
Micorrizas: É uma associação entre algumas espécies de fungos e determinadas plantas.
Líquens: É uma associação entre fungos e cianobactérias ou entre fungos e algas. Como mostra a imagem abaixo:
Figura: Líquen - https://pixabay.com/pt/photos/l%C3%ADquen-tronco-de-%C3%A1rvore-lado-obscuro-179226/ Acesso em: 12.06.2019
Reprodução dos fungos:
Podem ser reproduzir sexuada ou assexuadamente. A reprodução sexuada ocorre com um ciclo que é denominado haplobionte haplonte, nesse ciclo há a formação de esporos haploides, que quando germinam produzem hifas. Já a reprodução assexuada ocorre por fragmentação do micélio. Pode ocorrer também a reprodução por brotamento, ocorre quando os brotos se formam e se separam do organismo original.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os fungos, é importante fixar o conteúdo estudado aqui. Vamos resolver exercícios?
No vestibular...
Questões
1. (Fuvest/2018) No grupo dos fungos, são conhecidas perto de 100 mil espécies. Esse grupo tão diverso inclui espécies que
A) são sapróbias, fundamentais na ciclagem dos nutrientes, pois sintetizam açúcares a partir do dióxido de carbono do ar.
B) são parasitas, procariontes heterotróficos que absorvem compostos orgânicos produzidos pelos organismos hospedeiros.
C) são comestíveis, pertencentes a um grupo de fungos primitivos que não formam corpos de frutificação.
D) formam, com as raízes de plantas, associações chamadas micorrizas, mutuamente benéficas, pela troca de
nutrientes.
E) realizam respiração, na presença de oxigênio, e fotossíntese, na ausência desse gás, sendo, portanto, anaeróbias facultativas.
2. (UFRR) O fermento biológico, o mofo que ataca os alimentos e os cogumelos comestíveis são organismos que pertencem ao Reino Fungi. Com relação a este grupo de organismos indique as proposições verdadeiras:
I . todos são clorofilados;
II . nutrem-se por digestão extracorpórea, isto é, liberam enzimas digestivas para o substrato, que fragmentam macromoléculas em moléculas menores, permitindo sua absorção pelo organismo;
III . são eucariontes, unicelulares ou multicelulares;
IV . são utilizados na produção industrial de iogurtes;
V . possuem glicogênio como reserva nutritiva;
VI . alguns são utilizados para produção de antibióticos.
A) I, III, VI e V
B) II, III, V e VI
C) II, III e IV
D) II e V
E) I e IV
Gabarito:
1. D - Os fungos são seres heterótrofos, que apresentam digestão extracorpórea e possuem parede celular composta por quitina. Também devemos nos lembrar que, muitas espécies realizam associações mutualísticas com raízes de plantas, formando as micorrizas e com algas/cianobactérias quando formam os líquens.
2. B I. Falso; os fungos não possuem clorofila.
IV. Falsa. Na produção industrial de iogurtes usam-se bactérias, os lactobacilos são bactérias que participam desse processo.
Resumo:
Os fungos são seres conhecidos como mofos, fungos e bolores. Os fungos são que importantes para o ser humano, pois podem servir como alimento, podem ser causadores de doenças e podem participar da produção de medicamentos(antibióticos). Inicialmente, na classificação de Lineu, os fungos eram considerados como parte do reino vegetal, porém nas classificações atuais os fungos são colocados em um reino próprio – Reino Fungi.
Os fungos apresentam importância ecológica quando atuam como decompositores e participam de associações mutualísticas – como os líquens e as micorrizas. Os fungos são seres eucariontes, heterótrofos, apresentam parede celular de quitina envolvendo e protegendo suas células, além disso, possuem como reserva energética glicogênio – a mesma reserva energética presente no corpo dos animais.
Referências:
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/veterinaria/article/view/9135