Resumo de biologia: Interações gênicas - Simples e Epistasia



  • Interações gênicas - Simples e Epistasia

Relembrar sobre a 2° Lei de Mendel - análise de duas características ao mesmo tempo, sendo que essas características estavam em cromossomos homólogos diferentes. Por exemplo, em um cromossomo pode-se ter um alelo “A” e na cromátide irmã um alelo “a” e no mesmo indivíduo em outro cromossomo tem-se os alelos “B” e “b” na cromátide irmã. Nesse caso o indivíduo tem o genótipo AaBb, duplo heterozigoto para essas características, sendo que os alelos Aa codificam/expressam uma característica I. E os alelos Bb codificam uma característica II. Por exemplo, a característica I fala sobre a forma da semente de ervilha e a II sobre a cor da semente. Como esses alelos estão em cromossomos homólogos, a distribuição é independente, portanto o gametas formados podem ser uma variação, AB, Ab, aB, ab, com 25% de chance de geração pra cada gameta. 

 

Interações gênicas - nelas, ao invés de um par de alelo codificar uma característica e outro par codificar outra, vários genes codificam uma característica só. 

Simples - um par de alelos Aa e outro Bb codificando uma única característica, por exemplo, existem alguns tipos de periquitos onde a cor é definida por essa interação gênica. [Exemplo] Para a característica cor, teremos dois pares de alelos em cromossomos diferentes cuja interação produz fenótipos diferentes. Para os genótipos A_B_ = verde, enquanto A_bb = azul, aaB_ = amarelo e aabb = branca. 

Epistasia - um par de alelos que codificam uma característica e um outro par de alelos que são inibidores dessa característica. Se o gene que inibe for recessivo, é denominado epistasia recessiva, caso contrário, chamamos de epistasia dominante. Se por acaso, um gene dominante impedir a expressão de outro gene, esse gene é epistático. Quando um gene epistático impede a expressão de outro, ocorre o surgimento de outro fenótipo. O gene que é inibido é denominado hipostático. 

Herança quantitativa - cada gene dominante que aparece no genótipo, acrescenta um pouco à característica. Um exemplo é a cor da pele, quanto mais genes dominantes pra produção de melanina o indivíduo tiver, maior vai ser a pigmentação da pele de um indivíduo. 

 

Pleiotropia - um gene que codifica várias características.