Características gerais dos Nematelmintos
Autora: Profª Carla
Quando pensamos em vermes, logo imaginamos um ser pegajoso, estranho e que só traz prejuízos para os seres humanos. Mas calma! Não é bem assim, muitos desses vermes apresentam características que são benéficas.
Você sabia que alguns tipos de nematelmintos são usados na agricultura como controle biológico? É isso mesmo! Eles podem ser usados como controle de pragas que afetam as plantações. O uso desses vermes no meio rural é vantajoso, pois além de não afetarem as demais espécies de insetos, eles evitam o emprego de pesticidas e não prejudicam os vegetais cultivados.
Mas como funciona esse controle de pragas? Há dois gêneros de nematelmintos que são bastante empregadas nessa função: Steinernema e Heterorhabditis. Os vermes vivem no solo e se deslocam por ele a procura dos insetos, os quais são sensíveis a uma bactéria que está presente no interior do nematoide.
Agora que você sabe que nem todos os vermes nematelmintos são causadores de doenças, vamos conhecer um pouco mais das características gerais desse grupo?
O filo dos Nematelmintos (do grego nêmatos – significa fio e helminthes – significa verme) é composto por animais que apresentam corpo alongado, com formato cilíndrico e extremidades afiladas. Em geral, esses animais apresentam tamanho reduzido, há animais com milímetros de comprimento, porém há verme com aproximadamente 1m de comprimento. Entre os representantes mais conhecidos estão a filária, o oxiúro, o ancilóstomo e o verme denominado Ascaris lumbricoides, popularmente conhecido como lombriga.
Ascaris lumbricoides https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/ascariasis-disease-caused-by-parasitic-roundworm-730748662?src=GWB47yi6iS8Vteg76HDJXQ-1-0 Acesso em: 03/05/2019.
Novidades evolutivas dos nematelmintos:
Entre as principais características que surgiram nos nematelmintos estão o sistema digestório completo, possuem boca e uma abertura referente à cloca – engloba os sistemas digestório e reprodutor. Possuem também um pseudoceloma – cavidade corporal parcialmente revestida por mesoderme, essa estrutura é preenchida por um líquido, que dá sustentação ao corpo e funciona como um esqueleto hidrostático.
A vantagem de possuir o pseudoceloma está relacionada em ter um espaço para a acomodação dos órgãos internos, além disso, o líquido que preenche a cavidade dissolve as excretas e facilita sua eliminação. A imagem abaixo representa um corte de um animal pseudocelomado e a organização dos tecidos em seu interior:
Figura: Representação da organização corporal de um animal pseudocelomado. Eu fiz o desenho mostrando a organização corporal de um animal pseudocelomado.
Características gerais dos Nematelmintos
Os vermes nematelmintos incluem animais de vida livre e parasitas, muitos deles afetam plantas e animais. Entre as principais doenças humanas causadas por esse tipo de verme estão a lombriga, elefantíase, amarelão entre outras.
Esses animais são triblásticos, possuem simetria bilateral, corpo sem segmentação verdadeira, não apresentam estruturas locomotoras como cílios e flagelos, se movimentam com auxílio do esqueleto hidrostático. Além disso, esses animais possuem envoltório em seu corpo – denominado cutícula – que é composto por fibras colágenas que são secretadas pela própria epiderme do nematelminto. Essa cutícula auxilia os nematelmintos parasitas a se protegerem das enzimas digestivas produzidas pelo hospedeiro.
A tabela abaixo, mostra as principais características dos sistemas do corpo dos nematelmintos:
Características do organismo dos platelmintos |
||||
Sistema Digestório |
Sistema Excretor |
Sistema Respiratório
|
Sistema Circulatório |
Sistema Nervoso |
Completo – realizam digestão intra e extracelular. |
Composto por renete e também realizado por difusão. |
As trocas gasosas são realizadas diretamente com o ambiente – difusão. |
Ausente – os nutrientes são distribuídos pelo líquido da cavidade pseudocelômica. |
É composto por cordões nervosos longitudinais e por anel nervoso envolvendo a faringe. |
Tabela com as principais características dos sistemas dos nematelmintos.
Reprodução
Os nematelmintos são animais que apresentam sexos separados – são dioicos – e também apresentam dimorfismo sexual. Em geral, os machos apresentam um corpo menor do que o da fêmea, além disso, ele possui uma estrutura em forma de gancho. O desenvolvimento desses vermes é direto, ou seja, eles não possuem forma larvária e após a eclosão do ovo é originada uma forma juvenil do nematelminto. Durante o crescimento do organismo, ocorre a troca da cutícula, o que possibilita que o corpo de desenvolva da melhor maneira possível.
Figura: Diferença entre macho e fêmea (Ascaris lumbricoides)
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/bionematelmintos.php Acesso em: 02/05/2019.
É comum encontrarmos em alguns livros a denominação larva para as formas juvenis dos nematelmintos, porém é importante lembrar que larva é um estágio imaturo de um animal que está passando por um processo de metamorfose. Dessa forma, considera-se que o termo larva é inadequado para esse grupo de animais. [Fechar seção teórica]
Resumão
Sobre os nematelmintos, é importante lembrar que esses animais apresentam corpo cilíndrico e possuem um esqueleto hidrostático, que facilita sua movimentação. Esse filo apresenta algumas novidades evolutivas como o sistema digestório completo e o desenvolvimento do pseudoceloma. Muitos desses animais são parasitas e são causadores de diversas verminoses em seres humanos, mas também podem causar problemas em outros animais e plantas. Os vermes nematelmintos apresentam sexos separados, são animais dioicos. Eles apresentam desenvolvimento direto, sem a presença de fase larvária. [Fechar box – Resumão]
Agora que já conhecemos um pouco sobre as características principais desse grupo, vamos testar nossos conhecimentos?
1. (UEL-PR) Nematódeos são animais vermiformes de vida livre ou parasitária, encontrados em plantas e animais, inclusive no homem. Sobre as características presentes em nematódeos, considere as afirmativas a seguir.
I. Corpo não segmentado coberto por cutícula;
II. Trato digestório completo;
III. Órgãos especializados para circulação;
IV. Pseudoceloma.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
2. Várias espécies de helmintos são agrupadas dentro do filo Nematoda, ou vermes cilíndricos. As principais novidades evolutivas que surgiram nesse filo, em comparação com os vermes achatados (Platelmintos), foram:
a. a presença de três folhetos germinativos; uma cavidade interna chamada pseudoceloma; e o sistema digestório completo.
b. a presença de três folhetos germinativos; uma cavidade interna chamada celoma; e o sistema circulatório fechado
c. a presença de três folhetos germinativos; ausência de cavidade interna; e sistema digestório completo.
d. a presença de dois folhetos germinativos; uma cavidade interna chamada pseudoceloma; e o sistema digestório completo.
e. a presença de três folhetos germinativos; uma cavidade interna chamada celoma; e o sistema digestório completo
Gabarito:
1. D - Os nematelmintos são vermes que apresentam corpo cilíndrico, com suas extremidades afiladas, podem apresentar revestimento corporal formado por cutícula, possuem sistema digestório completo. O sistema circulatório é ausente. O sistema nervoso e excretor está presente nos representes desse filo. Além disso, os nematelmintos são animais triblásticos, pseudocelomados e com simetria bilateral.
2. A - Os nematelmintos possuem os três folhetos embrionários – endoderme, mesoderme e ectoderme. Possuem cavidade gastrovascular parcialmente revestida por mesoderme (pseudoceloma) e sistema digestório completo.
Referências:
AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia moderna. Editora Moderna. 1ª ed. São Paulo, 2016.