Compreendendo o Método científico
Profª Carla Aquino
Muitas vezes quando falamos de ciência pensamos em algo de difícil compreensão e complicado, mas ela está relacionada com a curiosidade e a persistência de alguém. A ciência está no nosso cotidiano, na televisão que assistimos, na rede social que acessamos do celular, na caneta e em praticamente tudo o que temos contato. No nosso texto de hoje, vamos pensar um pouco sobre como é fazer ciência. Vamos pensar um pouco mais sobre isso?
Como é feita a Ciência?
A ciência tem como seu principal objetivo dar explicações sobre os diversos fenômenos naturais. O cientista deve ser alguém curioso, vontade de aprender e com persistência para conseguir as respostas para suas indagações.
O cientista não segue os pensamentos do senso comum, como opiniões ou preferências de certo grupo de pessoas. O pesquisador além de observar ou fazer a confirmação dos fatos analisados, ele tem interesse em compreender o porquê determinado fenômeno ocorre e quais suas relações entre outros fatos e a natureza. Assim, fazer ciência está relacionado com a compreensão dos fatos e na forma como eles ocorrem.
Quando alguém decide realizar uma pesquisa científica, é feita uma pergunta. Por exemplo, uma bióloga percebe que em determinado ano apareceram menos insetos polinizadores na plantação de maracujá de uma região. Ela quer saber o motivo da menor quantidade de insetos. A partir do momento em que uma pergunta é feita, o cientista inicia sua pesquisa utilizando o método científico.
Ao pensar nessas perguntas, o cientista já possui algumas possíveis respostas em sua mente. Essas respostas são chamadas de hipóteses. Elas são pensadas pelo pesquisador que ao seguir o método científico, passa a refletir a partir de informações e o conhecimento que ele possui sobre determinado assunto. Porém, é importante que as hipóteses formuladas possam ser testadas.
O método científico defende que as hipóteses devem ser testáveis, o que pode ocorrer por exemplo a partir da experimentação, observação entre outras maneiras. Nem sempre as hipóteses são confirmadas, há situações em que o pesquisador não obtém a resposta esperada, dessa forma, ele pode reformular sua hipótese e refazer o teste para saber se a hipótese será aceita ou não.
É importante salientar que o pesquisador deve fazer uma boa análise dos dados obtidos, visto que eles são fundamentais para a solução do problema apresentado e para garantir a aceitação ou da hipótese formulada.
Na figura abaixo, é possível observar o passo a passo do método cientifico:
Fonte: Passos do Método Científico. Disponível em: https://conscienciaufrj.wordpress.com/2015/10/05/ciencia-e-metodo-cientifico/ Acesso em: 13/01/2019
O que é uma teoria?
Na ciência existem várias teorias, como por exemplo a Teoria da Evolução de Charles Darwin. Há quem pense que hipótese e teoria sejam a mesma coisa, mas não é! Quando estudamos o método científico é importante saber diferenciar os termos utilizados, então vamos distinguir os esses termos:
A hipótese é uma tentativa de se explicar determinado evento, enquanto que podemos considerar uma teoria o conjunto de conhecimentos que visam explicar um determinado fato ou fenômeno. Por exemplo, a teoria da evolução que procura explicar a alterações sofridas pelas espécies ao longo do tempo. Uma teoria é o resultado de diversas hipóteses testadas e confirmadas, porém não é considerada uma verdade absoluta, já que podem ser reformuladas ao longo do tempo.
A ciência está no nosso cotidiano, faz parte da nossa vida, por isso é tão importante compreender o método científico e a forma de fazer ciência. Vamos ver como esse assunto é cobrado nas provas? Aqui em baixo, vou deixar algumas questões de vestibulares para você pensar um pouquinho!
Bons estudos e conte com a gente!
1. (IFPE/2016)
Desde o ano de 2013, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem recebido muitos relatos de consumidores brasileiros que encontraram, nos recheios de diferentes marcas de chocolate industrializado, larvas de insetos, embora as embalagens, aparentemente, estivessem lacradas. Os fabricantes responsabilizam os lojistas pelo mau acondicionamento do produto e a ANVISA adverte que tanto o cacau quanto as castanhas e os cereais adicionados ao produto são ambientes que, durante o transporte e armazenamento, favorecem o aparecimento desses organismos.
Ao encontrar tais organismos no recheio do seu chocolate preferido, um consumidor resolve usar a metodologia científica para identificar a origem desses insetos. Ele escolhe três estabelecimentos diferentes e, em cada um deles, compra 10 unidades do mesmo chocolate. Ao analisar cada unidade, ele encontra tais organismos apenas em alguns chocolates de um mesmo estabelecimento. O consumidor então se convence de que o estabelecimento do qual ele encontrou chocolates com larvas não acondiciona bem a mercadoria.
Pela metodologia científica é correto afirmar que o consumidor:
a) realiza uma “predição” ao analisar cada unidade de chocolate comprada.
b) sempre deve rejeitar uma hipótese na “conclusão”.
c) nunca deve aceitar uma hipótese na “conclusão”.
d) nunca deve aceitar uma hipótese na “conclusão”.
e) testa a sua “predição”, ao analisar cada uma das 30 unidades de chocolate.
2. (FUVEST) O tema “teoria da evolução” tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo teoria que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas. Sob o ponto de vista da ciência, teoria é:
a) Sinônimo de lei científica, que descreve regularidades de fenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobre eles.
b) Sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação experimental.
c)Uma ideia sem base em observação e experimentação, que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano.
d)Uma ideia, apoiada no conhecimento científico, que tenta explicar fenômenos naturais relacionados, permitindo fazer previsões sobre eles.
e) Uma ideia, apoiada pelo conhecimento científico, que, de tão comprovada pelos cientistas, já é considerada uma verdade incontestável
3. (UFSC) Ao examinar um fenômeno biológico, o cientista sugere uma explicação para o seu mecanismo, baseando-se na causa e no efeito observados. Esse procedimento:
01. Faz parte do método científico.
02. É denominado formulação de hipóteses.
04. Deverá ser seguido de uma experimentação.
08. Deve ser precedido por uma conclusão.
Dê como resposta a soma dos números das asserções corretas.
Gabarito:
1.A; 2. D; 3. 3 (1+2)
Referências:
AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia moderna. Editora Moderna. 1ª ed. São Paulo, V. 2, 2016.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.
Ciência e Método Científico: https://conscienciaufrj.wordpress.com/2015/10/05/ciencia-e-metodo-cientifico/ Acesso em: 13/01/2019
O método científico: https://pt.khanacademy.org/science/biology/intro-to-biology/science-of-biology/a/the-science-of-biology Acesso em: 13/01/2019