Protozooses
Introdução
Aspectos gerais das parasitoses :
Agente etiológico : parasita causador
Vetor : transmissor do parasita
Hospedeiro intermediário : parasita realiza reprodução assexuada
hospedeiro definitivo : parasita realiza reprodução sexuada
Obs : Não necessariamente um hospedeiro é um vetor da parasitose.
Alguns parasitas não necessitam de um hospedeiro intermediário, eles tem apenas um hospedeiro pelo resto da vida, esses parasitas são chamados de monoxênicos. Já os parasitas que precisam de dois ou mais hospedeiros durante o seu ciclo são chamados de heteroxênicos.
Protozooses são doenças causadas por protozoários.
Exemplo : Amebíase .
Agente etiológico : Entamoeba histolytica
Esse parasita pode se apresentar de duas formas, a forma ativa é chamada de trofozoíto e a forma de resistência é chamada de cística. Além disso ele apresenta somente um hospedeiro, portanto é monoxênico.
Sintomas : Em mais de 90 % dos casos, as pessoas que apresentam esse parasita não apresentam sintomas, ele vive no intestino de forma comensal mas algumas cepas podem ser mais agressivas e começar a causar lesões na parede intestinal, consequentemente o indivíduo começa a ter dores abdominais, febre, diarreia e disenteria. Além disso o parasita pode começar a se alimentar das hemácias presentes nos vasos sanguíneos do intestino o que causa a ocorrência de fezes sanguinolentas.
Ciclo de vida :
Fonte : http://osamebas.blogspot.com/2013/06/ciclo-biologico-da-amebiase.html
Formas de prevenção : Tratamento daqueles que estão infectados, saneamento básico para que o cisto não vá para a água, tratamento da água, higiene pessoal e dos alimentos.