FISIOLOGIA COMPARADA DOS ENTEROZOÁRIOS I
Funções vitais
Enterozoários são os organismo pluricelulares que apresentam tecidos verdadeiros, são os cnidários, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, artrópodes, moluscos e equinodermos.
Fisiologia é o estudo das reações metabólicas que buscam manter o organismo em homeostase, ou seja, o que mantêm as funções vitais em funcionamento.
A primeira função vital do organismo é a nutrição, relacionada a captação de energia desses organismo. O sistema responsável por isso é o sistema digestório que irá realizar a digestão de moléculas grande em menores para que estas sejam absorvidas.
Para realização de trocas gasosas, o sistema respiratório entra em ação, o oxigênio é combustível da produção de energia nas células, e cada grupo apresenta um aparato diferente para captação desse gás e eliminação do gás carbônico.
As reações metabólicas produzem alguns resíduos, por exemplo, a quebra de proteínas no organismo na digestão elimina amônia como resíduo, essa substância é tóxica e necessita ser eliminada, quem realiza o processo é o sistema excretor, que pode eliminar amônia, uréia ou ácido úrico.
Sistema Circulatório
Funções do sangue:
- Conduzir oxigênio para as células do corpo e recolher o gás carbônico.
- Distribuir nutrientes para as células.
- Recolher excretas.
- Manter o equilíbrio hidrossalino do organismo.
- Distribuir hormônios.
- Transporte de anticorpos.
- Manutenção da temperatura
(vasodilatação: perda de calor / vasoconstrição: manter calor)
Constituição do sistema circulatório:
- Vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares.
- Coração.
Tipos de vasos sanguíneos
- Artérias: com paredes espessas e elásticas (tecido conjuntivo); conduzem sangue do coração para os órgãos ou tecidos (eferentes).
- Veias: com paredes delgadas; sangue flui sob baixa pressão; com válvulas que impedem o refluxo; com auxílio da musculatura esquelética nos membros inferiores; trazem sangue dos tecidos para o coração (aferentes).
- Capilares: vasos microscópicos, com apenas uma camada de células (endotélio); promovem trocas entre as células e os tecidos por difusão e osmose. São denominados vênulas (veias) e arteríolas (arteríolas).
Sistema Esquelético e Controle
O sistema esquelético tem por função a sustentação e locomoção de organismo, ele pode ser formado por um endoesqueleto, que pode ter constituição cartilaginosa, calcária ou óssea, ou pode ser um exoesqueleto de quitina e calcário.
Já o sistema controle pode ser dividido em sistema endócrino e sistema nervoso, ambos atuam respondendo aos estímulos externos e mantendo a homeostase interna, controlando todos os outros sistemas. O sistema endócrino atua a partir de hormônios, macromoléculas capazes de realizar alterações na permeabilidade das células, na frequência circulatória, na produção de outros hormônios e etc. Já o sistema nervoso é composto principalmente por células nervosas que são capazes de emitir impulsos elétricos que controlam a ação de outros órgãos e sistemas.
Sistema nervoso dos Cnidários e Platelmintos
O sistema nervoso é composto por células nervosas, denominadas neurônios, estes se comunicam entre si por meio de sinapses, essas sinapses podem ser de dois tipos: elétricas (entre neurônios que estão em contato) e químicas (ocorre por meio de moléculas específicas, denominadas neurotransmissores).
Cnidários: Sist. Nervoso presente (do tipo difuso por todo o corpo).
Platelmintos: Sist. Nervoso presente (do tipo ganglionar com um par de gânglios cerebrais de onde partem cordões nervosos); são os primeiros animais com uma cefalização e centralização do sistema nervoso.
Sistema Nervoso de Nematelmintos e Anelídeos
Nematelmintos: Sist. Nervoso presente (um anel nervoso em torno da faringe com cordões nervosos longitudinais – Anel periesofágico ou perifaringeano).
Anelídeos: Sist. Nervoso presente (composto por uma cadeia nervosa ventral, com um par de gânglios por segmento; gânglios cerebróides bem desenvolvidos).
Sistema Nervoso dos Artrópodes e Equinodermos
Artrópodes: Sist. Nervoso presente composto por gânglios cerebrais e por uma cadeia nervosa ventral, com cadeias de gânglios dispostas em sequência.
Moluscos: Sist. Nervoso presente (composto por três ou quatro pares de gânglios nervosos, ligados a nervos que atingem todo o corpo).
Equinodermos: Sist. Nervoso presente (anel nervoso em torno da boca e nervos radiais).