Resumo de fisica: Lentes esféricas - aprofundamento



Associação de lentes

Várias lentes esféricas podem ser associadas para a construção de instrumentos ópticos, como nos exemplos abaixo, conforme aplicações e usos:

A) Lupa:

Resultado de imagem para instrumentos opticos

b) Projetor:

Resultado de imagem para instrumentos opticos

c) Máquina fotográfica:

Resultado de imagem para máquina fotográfica construção de imagem

 

Telescópios e lunetas

ASSOCIAÇÃO DE LENTES ESFÉRICAS GAUSSIANAS:
Dica: aplicar lei de Gauss para a primeira lente, objetiva, e fazer subtração de segmentos para achar a nova posição do objeto para a segunda lente, que é imagem para a primeira. O grande lance é gerar uma primeira imagem real, porém entre o foco e o centro óptico da segunda lente, ocular, para gerar UMA IMAGEM FINAL VIRTUAL, MAIOR E OBSERVÁVEL.


a) Microscópio:

A=A_{obj}\cdot A_{ocul}

Resultado de imagem para instrumentos opticos construção de imagens

b) Telescópio: 

Resultado de imagem para instrumentos opticos telescópio

OS OBJETOS SÃO IMPRÓPRIOS, ENTÃO A PRIMEIRA IMAGEM É FORMADA NO FOCO DA OBJETIVA, QUE DEVE ESTAR ENTRE O FOCO DA SEGUNDA LENTE E A OBJETIVA. O AUMENTO DO SISTEMA É O FOCO DA OBJETIVA PELO FOCO DA OCULAR.

 

Defeitos da visão

OLHO HUMANO E SUAS AMETROPIAS CLÁSSICAS:

Resultado de imagem para olho humano anatomiaResultado de imagem para olho humano anatomia

Resultado de imagem para miopia e hipermetropia

 

MIOPIA é o excesso de convergência, olhos longos, imagem se forma antes da retina, a pessoa tem uma visão de perto muito boa mas de longe não, isto é, o ponto remoto não é nada remoto, e o ponto próximo é mais próximo. 

  • Correção de miopia: levar o ponto remoto até o infinito, com lentes esféricas divergentes, com vergência dada por:  V=\frac{-1}{\left | P_{r\cdot m} \right |}, em graus negativos ou di negativo.

HIPERMETROPIA é a falta de convergência, olhos curtos, imagem se forma depois da retina, a pessoa tem uma visão de longe até boa, mas de perto não, isto é, o ponto remoto é muito remoto, e o ponto próximo não é nada próximo. 

  • Correção de hipermetropia: levar o ponto próximo até 25 cm do olho, com lentes esféricas convergentes, com vergência dada por :   V=\frac{+4-1}{\left | P_{p\cdot h} \right |}, em graus positivos ou di positivos.​​​​​​​