Associação de lentes
Várias lentes esféricas podem ser associadas para a construção de instrumentos ópticos, como nos exemplos abaixo, conforme aplicações e usos:
A) Lupa:
b) Projetor:
c) Máquina fotográfica:
Telescópios e lunetas
ASSOCIAÇÃO DE LENTES ESFÉRICAS GAUSSIANAS:
Dica: aplicar lei de Gauss para a primeira lente, objetiva, e fazer subtração de segmentos para achar a nova posição do objeto para a segunda lente, que é imagem para a primeira. O grande lance é gerar uma primeira imagem real, porém entre o foco e o centro óptico da segunda lente, ocular, para gerar UMA IMAGEM FINAL VIRTUAL, MAIOR E OBSERVÁVEL.
a) Microscópio:
b) Telescópio:
OS OBJETOS SÃO IMPRÓPRIOS, ENTÃO A PRIMEIRA IMAGEM É FORMADA NO FOCO DA OBJETIVA, QUE DEVE ESTAR ENTRE O FOCO DA SEGUNDA LENTE E A OBJETIVA. O AUMENTO DO SISTEMA É O FOCO DA OBJETIVA PELO FOCO DA OCULAR.
Defeitos da visão
OLHO HUMANO E SUAS AMETROPIAS CLÁSSICAS:
MIOPIA é o excesso de convergência, olhos longos, imagem se forma antes da retina, a pessoa tem uma visão de perto muito boa mas de longe não, isto é, o ponto remoto não é nada remoto, e o ponto próximo é mais próximo.
HIPERMETROPIA é a falta de convergência, olhos curtos, imagem se forma depois da retina, a pessoa tem uma visão de longe até boa, mas de perto não, isto é, o ponto remoto é muito remoto, e o ponto próximo não é nada próximo.