Energia de movimento associada à translação dos corpos.
Corpo que possui energia cinética
A Energia Cinética é estudada na Física como parte integrante do assunto de “Energia, trabalho e potência” e ela é determinada pela seguinte expressão:
Em que:
m = massa do corpo em kg
v = velocidade do corpo em m/s
Casos Particulares:
Existem algumas energias cinéticas que recebem o nome do corpo que está em movimento, a seguir apresentamos alguns exemplos:
Energia Elétrica: movimento de elétrons. Assunto visto na matéria de “Eletrodinâmica“.
Energia Eólica: movimento de massas de ar (vento).
Energia de movimento associada à vibração dos átomos e moléculas.
A Energia Térmica é tão vasta que ela é estudada em uma parte da Física chamada de “Termologia“.
Energia de movimento contida na propagação das ondas.
A Energia Ondulatória é tão vasta que ela é estudada em uma parte da Física chamada de”Ondulatória“.
A palavra “potencial” é muito utilizada no nosso cotidiano para expressar situações que podem ocorrer, porém ainda não ocorreram.
Exemplo: Hoje você tem potencial para passar no vestibular, porém quando você ver o seu nome na lista de aprovados, o seu potencial de passar no vestibular deixará de existir, pois você já vai ter passado.
Deste modo, podemos dizer que as energias potenciais são aquelas que podem gerar algum tipo de movimento, porém ainda não geraram. Na Física, utilizamos apenas o termo “Energia Potencial”, porém, semanticamente, o modo mais correto seria dizer “Energia que tem potencial para gerar movimento”.
Energia que tem potencial de gerar movimento de um corpo devido à ação de um campo gravitacional de um planeta ou algum outro astro ao qual ele está submetido.
Corpo que possui Energia Potencial Gravitacional
A Energia Potencial Gravitacional é determinada pela seguinte expressão:
Em que:
m = massa do corpo em kg
g = aceleração da gravidade em m/s2
h = altura do corpo em m
Energia que tem potencial de gerar movimento de um corpo devido à deformação de uma mola ou de um elástico ao qual ele está submetido.
Energia Potencial Elástica
A Energia Potencial Elástica é determinada pela seguinte expressão:
Em que:
k = constante elástica da mola em N/m
x = deformação da mola em m
Energia que tem potencial de gerar movimento de um elétron quando esse está submetido a uma diferença de potencial elétrica (ddp). Esse tipo de energia é visto na disciplina de Física na matéria de “Eletrostática“.
Energia potencial capaz de movimentar um corpo através das reações químicas. Esse tipo de energia é visto na disciplina de “Química“.
Exemplos de Energia Potencial Química
É a energia potencial química quando utilizada pelos seres vivos para se movimentarem ou para o funcionamento do próprio corpo. Esse tipo de energia é visto na disciplina de “Biologia“.
Exemplos de Energia Potencial Bioquímica
Foram relacionadas aqui apenas alguns exemplos de energia potencial, sendo possível adicionar outras energias nesse grupo.