Reflexão da luz – Espelhos Esféricos - Elementos do espelho esférico
ESPELHOS ESFÉRICOS SÃO CALOTAS SECCIONADAS DE ESFERAS DE VIDRO PINTADAS EM PRATA QUE ATUAM COMO SUPERFÍCIES REFLETORAS ESPECULARES, CONJUGANDO IMAGENS REAIS E VIRTUAIS A PARTIR DE OBJETOS.
OS ESPELHOS PODEM SER CÔNCAVOS, SE A SUPERFÍCIES INTERNAS FOREM REFLETORAS E CONVEXOS, SE A SUPERFÍCIE EXTERNA FOIR REFLETORA:
OS ELEMENTOS PRINCIPAIS DO ESPELHO SÃO: O EIXO PRINCIPAL OU EIXO DE SIMETRIA, QUE PASSA PELO PLANO MÉDIO DO ESPELHO, O VÉRTICE, QUE É O ENCONTRO DO ESPELHO COM O EIXO PRINCIPAL, O CENTRO DE CURVATURA, QUE É O CENTRO DA ESFERA ORIGINAL DE VIDRO DA QUAL SE ORIGINOU O ESPELHO, E O PONTO FOCAL, OU FOCO, QUE É O PONTO DE MÁXIMA INTENSIDADE LUMINOSA PARA RAIOS QUE VEM DO INFINITO (IMPRÓPRIOS) E SE CRUZAM NO FOCO, E NO ESPELHO CONVEXO É O CENTRO DE ESPALHAMENTO VIRTUAL DOS RAIOS QUE CHEGAM PARALELOS; O FOCO É O PONTO MÉDIO DO RAIO, ISTO É, CV.
Reflexão da luz – Espelhos Esféricos - Raios Notáveis
ALGUNS RAIOS DE LUZ QUE INCIDEM EM ESPELHOS ESFÉRICOS SÃO MUITO USADOS E TÊM SUA TRAJETÓRIA E SUAS PROPRIEDADES BEM CONHECIDAS: SÃO OS RAIOS NOTÁVEIS. VEJAMOS TODOS OS CASOS POSSÍVEIS, PARA ESPELHO ESFÉRICO CÔNCAVO E PARA ESPELHOS ESFÉRICOS CONVEXOS, CONFIRA, TREINE E APRENDA:
1. RAIOS QUE CHEGAM PARALELOS, SAEM PELO FOCO, E SE CHEGAM PELO FOCO SAEM PARALELOS, COMO MOSTRADO NOS ESPELHOS CÔNCAVOS À ESQUERDA E NOS CONVEXOS À DIREITA:
2. RAIOS QUE CHEGAM PELO VÉRTICE, SAEM PELO VÉRTICE COM MESMO ÂNGULO:
3. RAIOS QUE CHEGAM PELO CENTRO ÓPTICO DO ESPELHO SÃO DIAMETRAIS, INCIDEM PERPENDICULARMENTE NO ESPELHO ESFÉRICO, E VOLTAM SOBRE SI MESMOS, COMO NO CÔNVAVO À ESQUERDA OU O CONVEXO À DIREITA: