Neste resumo, falaremos sobre os instrumentos de medida importantes para o estudo da Física: voltímetro, amperímetro e multímetro.
Instrumento de medição de tensão ou de diferença de potencial elétrico. Voltímetro deriva da palavra volt (unidade de medida de tensão elétrica).
Voltímetro – Instrumento de medida de tensão
Símbolo de voltímetro
Um instrumento de medida não deve interferir na medida que se quer obter, sendo assim o voltímetro deve ser LIGADO EM PARALELO ao trecho do circuito em que se quer saber a tensão.
A resistência interna de um voltímetro deve ser muito alta (tendendo ao infinito), pois desse modo praticamente não haverá alteração no valor de tensão medida por tal aparelho.
Instrumento de medição de corrente elétrica. Amperímetro deriva da palavra ampère (unidade de medida de corrente elétrica).
Amperímetro – Instrumento de medida de corrente elétrica
Símbolo de Amperímetro Ideal
Um instrumento de medida não deve interferir na medida que se quer obter, sendo assim o amperímetro deve ser LIGADO EM SÉRIE no trecho do circuito em que se quer saber a corrente.
A resistência interna de um amperímetro deve ser muito baixa (tendendo a zero), pois desse modo praticamente não haverá alteração no valor de corrente medido por tal aparelho.
Multímetro é um equipamento eletrônico que permite realizar diversas medições elétricas. Um multímetro comum pode funcionar como voltímetro, como amperímetro ou como ohmímetro (medidor de resistência). Já alguns multímetros mais completos podem ter essas três funções básicas e ainda medir capacitância e verificar os terminais de um transistor.
Apesar de estudarmos separadamente o Voltímetro e o Amperímetro, na prática é mais comum utilizarmos o multímetro ao invés de utilizarmos os medidores individuais.
Multímetro digital