Trabalho e potência - Trabalho de uma força constante e Trabalho de uma força variável
Trabalho e potência - Trabalho de uma força - Análise Gráfica
No gráfico de força por posição ou deslocamento, o trabalho é numericamente igual à área entre a função e o eixo horizontal, onde áreas positivas como representam ganho de energia e área negativas como representam energia perdida devido à ação de forças resistivas que fazem o corpo perder energia.
A velocidade máxima ocorre quando a força é nula, o corpo está instantaneamente em equilíbrio, a aceleração é nula e isso corre em , no gráfico acima.
No gráfico acima, se estiver em escala correta, o corpo visivelmente recebeu mais energia do que perdeu, ou seja, a velocidade final será maior que a inicial, apesar de ser menor que a máxima, devido à perda de energia entre e .
Trabalho e potência - Trabalho da força peso
O trabalho da força peso é a energia trocada com o campo gravitacional quando ocorre uma variação de posição radial em relação ao centro de gravidade do planeta. Supondo a gravidade constante, podemos dizer que o trabalho da força peso será positivo quando for uma descida, a favor da gravidade e negativo, quando for uma subida contra a gravidade.
A força peso é conservativa, isto é, o trabalho não depende do percurso, só depende da variação da cota vertical:
Se processo for de subida:
Se processo for de descida=
Trabalho e potência - Trabalho da força elástica
A força elástica é conservativa, isto é, o trabalho da força não depende do percurso, apenas da deformação específica. Como a força elástica não é constante com a distância, o trabalho é numericamente igual à área do gráfico de F x deslocamento ou deformação da mola, como mostrado abaixo:
E a energia elástica instantânea para uma determinada deformação: