Trabalho e potência - Potência
A potência mecânica é a variação de energia ou trabalho cedido, ou consumido por um sistema, em um determinado intervalo de tempo,
podendo assumir o trabalho a variação de energia cinética,
ou a variação da energia potencial, ou elétrica,
ou expressa pelo produto da força pela velocidade.
Como , temos que:
Trabalho e potência - Gráficos e rendimento da potência
Gráficos de potência pelo tempo e rendimento de sistemas mecânicos:
Em gráficos de potência pelo tempo, a variação de energia ou trabalho (W) é a integral da potência ao longo do tempo, isto é, numericamente igual à área (A) entre a função de potência e o eixo do tempo:
O rendimento de um sistema mecânico ou elétrico é a potência útil, ou de saída, ou requerida pela potência total, ou de entrada, ou disponível:
onde:
Rendimento;
potência elétrica introduzida no aparelho;
potência elétrica saída do aparelho;
POTÊNCIA
A potência é a quantidade de energia trocada por um sistema em função do intervalo de tempo da troca. A unidade de potência é joule por segundo, que é W. Além disso, há outras unidades de potência, como kW, que é 1000 W, cavalo vapor, cv, hp, horse power, e muitas outras.
A potência também pode ser encontrada pelo produto entre a força e a velocidade, o que é claramente percebido quando temos potência constante: se a força é grande, a velocidade é baixa, e se a força é baixa em intensidade, a velocidade é grande em intensidade.
Na musculação, por exemplo, quanto mais lento for feito o exercício, mais força estará sendo feita pela pessoa.
A potência pode ser entendida, em sistemas fechados, como tendo três formas: potência total é toda a potência recebida pelo sistema; potência útil é a potência que é convertida na forma de potência necessária para sair do sistema e realizar ou atender alguma necessidade humana. A diferença entre a potência total de entrada e a potência útil de saída é a potência dissipada, que é a potência perdida na forma de calor, som e luz.
O rendimento ou eficiência de uma máquina é sempre a razão entre a potência útil e a potência total de entrada. É interessante comentar também que não existem máquinas cujo rendimento seja 100%, pois a segunda lei da termo nos diz e prova que sempre que transformamos uma forma de energia em outra forma diferente uma parte da energia é convertida e transformada em calor e energia térmica.