Número Complexo: introdução e definição. (Conceitos Iniciais - Forma Algébrica)
O conjunto dos números complexos é formado por, além de todos os números reais, que já conhecemos, números imaginários, que são números que envolvem raiz com índice par de número negativo. Representamos os números complexos por
, sendo que .
Perceba que a representa a parte real do número, enquanto que representa a parte imaginária, sendo .
A adição ou subtração de números complexos é muito simples: “parte real com parte real e parte imaginária com parte imaginária”. Por exemplo, na adição de com , temos . Já para a multiplicação, devemos aplicar a distributiva, ou seja,
.
Forma algébrica. Operações básicas na forma algébrica. (Operações na Forma Algébrica)
O conjugado de um número complexo , com , é . E este conjugado é muito importante na divisão de números imaginários, pois devemos multiplicar numerador e denominador pelo conjugado do denominador, por exemplo, na divisão , devemos multiplicar numerador e denominador pelo conjugado de , que é . Assim, ficamos com:
Para resolvermos potências do tipo , com , basta dividirmos por 4 e substituirmos pelo resto desta divisão. Por exemplo, , pois o resto da divisão de 75 por 4 é 3.
Exercícios Resolvidos
As potências da unidade imaginária seguem um padrão:
Percebe-se que as potências da primeira linha são múltiplos de 4; as potências da segunda linha são os naturais que, na divisão por 4, deixam resto 1; no caso da terceira linha, as potências são os naturais que, na divisão por 4, deixam resto 2; enquanto que na última linha, tem-se os naturais que deixam resto 3 na divisão por 4. Com isso, quando deseja-se calcular uma potência de , basta dividir o expoente por 4 e substituí-lo pelo resto da divisão, por exemplo, , pois 83 deixa resto 3 na divisão por 4.
Exercícios Resolvidos
Normalmente, estuda-se polinômios e equações polinomiais apenas com coeficientes reais, mas estes coeficientes também podem ser imaginários, mantendo-se muitas (mas nem todas) das características, propriedades e métodos de solução.
Por exemplo, para resolvermos a equação , basta usarmos a fórmula resolutiva de equação do 2º grau:
Portanto, as raízes da equação são e .