Por: Aline Ribeiro
1. Problemas: Os problemas de 1º e 2º grau, são situações em que podemos criar modelos matemáticos que descrevê-las, utilizando a ideia ou o conceito
de equações. Basicamente definimos uma equação para solucionar um problema qualquer.
Sempre que lidamos com um problema é de extrema importância a leitura e a interpretação da situação corretamente, pois é a partir daí que conseguimos
modelar para uma linguagem matemática.
Com isso podemos começar a resolver o problema da seguinte maneira:
- Identificar e definir a incógnita.
- Observar as condições para a incógnita (se será um número natural, inteiro...).
- Escrever a equação que traduz a situação do problema.
- Resolver a equação.
- Verificar se a raiz encontrada obedece às condições estabelecidas e se faz sentido no contexto do problema.
Seguir esses passos não é algo obrigatório é somente para guiar o raciocínio na hora de resolver um problema.
2. Exemplos:
Exemplo 1: Qual é o número que aumentado 20 torna-se o triplo do que era antes?
Primeiro vamos definir a incógnita:
x = número desconhecido
Não temos restrições para este número, então:
Escrevendo a equação temos:
Um número aumentado 20 = x + 20
Triplo desse número = 3x
x + 20 = 3x
Resolvendo:
- x + x + 20 = 3x - x
20 = 2x : 2
10 = x
Como obedecendo a condição, então o número que aumentado 20 é igual ao seu triplo é 10.
Exemplo 2: Uma pessoa foi passar férias numa cidade. Verificou que se gastasse R$ 80,00 por dia poderia permanecer na cidade um dia a mais do que se
gastasse R$ 90,00. Quanto possui essa pessoa?
Definindo a incógnita:
x = número de dias
Como a nossa incógnita é a quantidade de dias, então não faz sentido ela ser representada por um número negativo. Por isso:
Definindo a equação:
90x é a quantidade de dinheiro que a pessoa irá gastar durante as férias.
80(x + 1) é a quantidade de dinheiro que a pessoa irá gastar, usando R$ 80,00 por dia.
Como a quantidade de dinheiro é a mesma:
90x = 80(x + 1)
Resolvendo:
90x = 80(x + 1) : 10
9x = 8(x + 1)
- 8x +9x = 8x + 8 - 8x
x = 8
Como , então ele é raiz da equação. Porém o problema nos pede a quantidade de dinheiro que essa pessoa têm, então:
90x = 90 . 8 = 720
Assim, a pessoa possui R$ 720,00 para usar em suas férias.
Exemplo 3: A soma das idades de Ana e Bruno é igual a 35 anos. Daqui a 5 anos, a idade de Ana será o dobro da de Bruno. Qual é a idade atual de Bruno?
Definindo a incógnita:
x = Idade de Bruno
35 - x = Idade de Ana
Como nossas incógnitas representam quantidade de anos de uma pessoa, não faz sentido ela ser representada por um número negativo. Por isso:
Definindo a equação:
Daqui 5 anos a idade de Bruno será x + 5 e a de Ana (35 - x) +5,
desse modo:
(35 - x) +5 = 2(x + 5)
Resolvendo:
(35 - x) +5 = 2(x + 5)
-10 +40 - x = 2x + 10 -10
+ x + 30- x = 2x + x
30 = 3x :3
10 = x
Como , então Bruno tem 10 anos atualmente.
Exemplo 4: Um terreno retangular será cercado totalmente com 54 m de cerca. Sabendo que a área do terreno mede 180 m². Quanto deve medir os
lados desse terreno?
Definindo a incógnita:
x = Comprimento do terreno
27 - x = Largura do terreno
Como a nossa incógnita representa medida de comprimento, não faz sentido ela ser representada por um número negativo. Por isso:
Definindo a equação:
x (27 - x) = 180
Resolvendo:
x (27- x) = 180
x ² - 27x + 180 = 0
(x - 15).(x - 12) = 0
x= 15 ou x = 12
Como então ambos podem ser solução para a equação. Então se o comprimento for 15 m a largura será 12 m e vice-versa.
Exemplo 5: Duas torneiras podem, juntas, encher um recipiente em 18 horas. Qual o tempo que cada uma sozinha leva para encher esse recipiente se a
primeira emprega nessa operação 27 horas a mais que a segunda?
Chamaremos de A a primeira torneira, de B a segunda torneira e a quantidade total do volume total de água.
Para resolver esse problema iremos usar a ideia de vazão (quantidade de água por unidade de tempo). Explicitando a vazão das duas torneiras:
(I)
Vamos considerar que as duas torneiras tiveram vazão constante durante todo o tempo. Com isso, podemos expressar a quantidade total de água, como:
(II)
O que dizemos com essa equação é que a quantidade total de água é a quantidade de água que sai da torneira A mais quantidade de água que sai da torneira B.
A vazão de cada torneira em função de é:
(III)
O problema nos diz que a torneira A gasta 27 horas a mais que a torneira B:
(IV)
Substituindo (I) em (II):
Como t = 18:
(V)
Substituindo (III) em (V):
Colocando em evidência e simplificando a equação:
(VI)
Substituindo (IV) em (VI):
Fatorando a equação:
ou
Como é uma unidade de tempo então e .