Uma função f é uma lei (relação) que faz cada elemento x de um conjunto A corresponder a um único elemento y do conjunto B. Dizemos que y é a variável dependente e x a variável independente.
Esquema de uma função que transforma x em y.
Podemos expressar matematicamente a definição das seguintes formas:
Exemplo 1: Dada a expressão y = x + 2 . Lembra que podemos escrever y = f(x)? Com isso queremos dizer que o valor de y depende do valor de x! Então, vamos escolher três (3) valores para x e avaliar como y varia.
Comentários: Perceba que mostramos como o valor de y varia quando o valor de x varia, ou seja, o valor de y depende do valor de x.
Voltando à primeira definição de função, o conjunto A é denominado de Domínio D(f) da função e o conjunto B é o Contradomínio CD(f). Para cada x D, o y CD é denominado de Imagem da função Im(f)ou Im.
Dominio e Contradominio de uma função f.
Voltemos ao Exemplo 1: Perceba que poderíamos ter escolhido infinitos números para x e testar na expressão y = x + 2.
O conjunto {-1 ; 0 ; 1} é um subconjunto (muito pequeno) do Domínio D(f) da função. Por isso, podemos dizer que {-1 ; 0 ; 1} D(f).
O conjunto {1 ; 2; 3} é um subconjunto (também muito pequeno) da Imagem Im(f) da função. Por isso, podemos dizer que {1 ; 2 ; 3} Im(f).
Observação: Por tradição/convenção, a variável dependente é representada pela letra y; e a variável dependente é representada pela letra x. Mas em cada problema você pode usar as letras que achar mais conveniente. O importante é sempre definir qual variável é a independente e qual é a dependente.
Exemplo 2: Algumas formas de expressar uma função:
a) y = 2x + 1
b) y = 4 – x
c) y = 1,5x – 4,25
Exemplo 3: Analisando através da Tabela 1 como o custo de abastecimento de combustível varia em função do volume de combustível. Pergunta-se:
Tabela 1 – O custo varia com o volume abastecido.
a) Quanto custa 1L de combustível? Qual a expressão que define o custo em função do volume?
R: Se 5L custam R$12,50, 1L custa 12,50/5 = 2,50.
Portanto, temos que C = 2,5V, onde C é o custo de abastecimento e V é o volume abastecido.
b) Quanto custa 8L de combustível?
R: Sabendo a forma da função Custo em função do Volume é C = 2,5V, temos que C = 2,5*8 C = 20,00.
c) Se alguém paga R$60,00, quantos litros essa pessoa abasteceu?
R: Substituindo na expressão C = 2,5V fica 60 = 2,5V V = 60/2,5 V = 24L
Comentários: Através do Exemplo 2, vimos que o custo de abastecimento C é dependente do volume abastecido V (variável independente). Com isso podemos dizer que nesse caso que a função y = f(x) pode ser escrita na forma C = f(V).
Exemplo 4: Dado um retângulo com lado maior de m e lado menor n e perímetro de 24cm.
Retângulo do Exemplo 3
Nesse caso:
a) Qual a lei que rege a relação de m em função de n?
R: O perímetro (2p) de um retângulo é dada pela seguinte expressão 2p = 2m + 2n. Temos: 24 = 2m + 2n 2m = 24 – 2n m = (lei que define a relação entre o lado maior e menor).
b) Se o lado menor for 3cm, qual o valor do lado maior?
R: Sabendo que m = , temos: m = m = 9cm