Por: Aline Ribeiro
1. Introdução: Duas figuras quaisquer são semelhantes na geometria quando elas têm formas iguais e tamanhos proporcionais. Em especial, vamos estudar
a semelhança de triângulos.
Dizemos que dois triângulos são semelhantes quando a medida de seus ângulos correspondentes são congruentes e seus lados correspondentes
são proporcionais.
Os triângulos e
são semelhantes pois as medidas de seus ângulos correspondentes são congruentes. Então:
Chamamos de razão de semelhança. Quando
, os triângulos serão congruentes.
Observação 1: A razão das alturas também obedece essa razão de semelhança.
Observação 2: Tenha muita atenção, pois é indispensável a coerência e a ordem de utilização das medidas dos lados.
2. Critérios de semelhança: Nem sempre é preciso descobrir a medida de todos os lados e de todos os ângulos dos triângulos para concluir que eles
são semelhantes. Existem três critérios que utilizam apenas três medidas e já nos garante da semelhança dos triângulos em questão.
2.1. Caso 1 (AA): Se dois triângulos possuem dois pares de ângulos congruentes, então eles serão semelhantes.
Como os ângulos do triângulo são congruentes com os do triângulo
, então eles são semelhantes
.
2.2. Caso 2 (LAL): Se dois triângulos possuem dois pares de lados proporcionais e o ângulo compreendido entre eles congruente, então os triângulos
serão semelhantes.
Como ,
e
,
são pares de lados proporcionais e os ângulos por elas compreendido são congruentes, então
.
2.3. Caso 3 (LLL): Se dois triângulos possuem três pares de lados congruentes, então eles serão semelhantes.
Como ,
e
,
e
,
são pares de lados proporcionais, então
.
2.4. Exemplos:
Exemplo 1: Os lados de um triângulo são
,
e
. Seja
um ponto no lado
, tal que
. Traçando
paralela a
, com
, calcule o perímetro do triângulo
.
Temos que é um ângulo comum dos dois triângulos e
e
são ângulos correspondentes, então
=
. Desse modo temos que
,
pelo caso 1. Então:
Como e
:
e
Desse modo:
Então o perímetro do .
Exemplo 2: Na figura ao lado, os segmentos ,
e
medem, respectivamente, 8 cm, 10 cm e 7 cm e
é a bissetriz do ângulo
. Determine
a medida do segmento .
Colocando as informações do problema na figura temos:
Como é bissetriz, temos que
, assim
pelo caso 1 (ângulo, ângulo). Desse modo:
Exemplo 3: Na figura, ,
e
é um losango inscrito no triângulo
. Determine a medida do lado desse losango.
Colocando as informações do problema na figura temos:
Como e
são lados de um losango, então as retas que os contém são paralelas. Pensando nisso temos que
, pois eles são
correspondentes e , pois são correspondentes e pelo mesmo motivo
. Assim temos que
,
pelo caso 1 (ângulo, ângulo), então:
Desse modo, o lado do losango mede .