Por: Aline Ribeiro
1. Introdução: Duas figuras quaisquer são semelhantes na geometria quando elas têm formas iguais e tamanhos proporcionais. Em especial, vamos estudar
a semelhança de triângulos.
Dizemos que dois triângulos são semelhantes quando a medida de seus ângulos correspondentes são congruentes e seus lados correspondentes
são proporcionais.
Os triângulos e são semelhantes pois as medidas de seus ângulos correspondentes são congruentes. Então:
Chamamos de razão de semelhança. Quando , os triângulos serão congruentes.
Observação 1: A razão das alturas também obedece essa razão de semelhança.
Observação 2: Tenha muita atenção, pois é indispensável a coerência e a ordem de utilização das medidas dos lados.
2. Critérios de semelhança: Nem sempre é preciso descobrir a medida de todos os lados e de todos os ângulos dos triângulos para concluir que eles
são semelhantes. Existem três critérios que utilizam apenas três medidas e já nos garante da semelhança dos triângulos em questão.
2.1. Caso 1 (AA): Se dois triângulos possuem dois pares de ângulos congruentes, então eles serão semelhantes.
Como os ângulos do triângulo são congruentes com os do triângulo , então eles são semelhantes .
2.2. Caso 2 (LAL): Se dois triângulos possuem dois pares de lados proporcionais e o ângulo compreendido entre eles congruente, então os triângulos
serão semelhantes.
Como , e , são pares de lados proporcionais e os ângulos por elas compreendido são congruentes, então .
2.3. Caso 3 (LLL): Se dois triângulos possuem três pares de lados congruentes, então eles serão semelhantes.
Como , e , e , são pares de lados proporcionais, então .
2.4. Exemplos:
Exemplo 1: Os lados de um triângulo são , e . Seja um ponto no lado , tal que . Traçando
paralela a , com , calcule o perímetro do triângulo .
Temos que é um ângulo comum dos dois triângulos e e são ângulos correspondentes, então = . Desse modo temos que ,
pelo caso 1. Então:
Como e :
e
Desse modo:
Então o perímetro do .
Exemplo 2: Na figura ao lado, os segmentos , e medem, respectivamente, 8 cm, 10 cm e 7 cm e é a bissetriz do ângulo . Determine
a medida do segmento .
Colocando as informações do problema na figura temos:
Como é bissetriz, temos que , assim pelo caso 1 (ângulo, ângulo). Desse modo:
Exemplo 3: Na figura, , e é um losango inscrito no triângulo . Determine a medida do lado desse losango.
Colocando as informações do problema na figura temos:
Como e são lados de um losango, então as retas que os contém são paralelas. Pensando nisso temos que , pois eles são
correspondentes e , pois são correspondentes e pelo mesmo motivo . Assim temos que ,
pelo caso 1 (ângulo, ângulo), então:
Desse modo, o lado do losango mede .