Tema: O discurso de ódio nas redes sociais
INTRODUÇÃO:
Injúrias raciais, ofensas a homossexuais e insultos a mulheres ilustram o discurso de ódio nas redes sociais. Esse comportamento, motivado por questões culturais e facilidades da internet, é preocupante, pois prejudica a sociedade. Logo, é necessário adotar medidas para minimizar a violência verbal na web.
DESENVOLVIMENTO 1
Em primeiro lugar, é preciso entender por que ocorre o discurso de ódio nas redes sociais. Esse comportamento ultrajante acontece, porque:
CAUSA 1: grupos sociais historicamente desrespeitados: fogem do padrão de superioridade: homem, branco, heterossexual- o preconceito continua, agora, também, na Web. O discurso de ódio contra, sobretudo, as minorias se apresenta como liberdade de expressão.
CAUSA 2: facilidades da internet: possibilidade do anonimato- perfis falsos- e falsa sensação de que as leis não valem no terreno digital.
DESENVOLVIMENTO 2:
Em segundo lugar, é válido evidenciar os danos ocasionados por essa realidade intolerância.
O primeiro deles se refere à banalização da violência o que culmina em uma sociedade incapaz de dialogar e que entende que não há como resolver os conflitos e que, portanto, vença o mais forte. E, assim, uma comunidade virtual vai internalizando esses valores distorcidos.
REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL: Banalidade do Mal de Hannah Arendt. Segundo a filósofa alemã, o mal torna-se comum (banalizado), no caso, o discurso de ódio na internet, em função de valores pré-estabelecidos, pois uma discussão racional e civilizada sobre julgamentos morais perde valor em uma sociedade medíocre por não pensar.
O segundo dano se relaciona ao agravamento da violência: a violência verbal ultrapassa as redes sociais e se concretiza nas ruas com confrontos físicos.
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Agente: escola
Detalhamento do agente: instituição também responsável pela formação cidadã
Ação: deve ensinar aos estudantes o respeito a todos os cidadãos
Modo/meio: por meio de aulas
Detalhamento do meio: discussões e debates sobre a necessidade de validar a igualdade de direitos para todos os cidadãos
Finalidade: formar uma nova geração mais consciente sobre o respeito e sobre a necessidade de colocar o fim ao preconceito