Resumo de redacao: Aula 2 - Desvendando a estrutura da AFA - Análise de texto com nota alta



Banca - AFA | Proposta - As relações sociais no séc. XXI são moldadas pela hiperconectividade
Semana 17 

Sociedade desconectada

       Consoante o inventor Steve Jobs, a tecnologia move o mundo. Contudo, hodiernamente, devido à grande participação da internet no cotidiano da sociedade, nota-se que as relações sociais são moldadas pela hiperconectividade. Desse modo, tal molde representa um retrocesso, tendo em vista o contato social mais próximo e real que foi superado. Assim, faz-se necessário citar não só o hedonismo, mas também a modernidade líquida como motivadores desse entrave.
       Convém ressaltar, diante dessa conjuntura, a doutrina ética e filosófica hedonista como modeladora das relações sociais atualmente. De acordo com o hedonismo, filosofia grega, o prazer é o bem-estar da vida humana. Nesse sentido, a busca por prazeres instantâneos é justificada como o sentido da vida moral e é encontrada na intensa interação nas redes sociais. Isso porque, por meio das mídias, o indivíduo atinge a sua aprovação social, com curtidas e comentários, rapidamente,  o que torna a plataforma mais atrativa, pois tal aprovação é um prazer imediato. Assim, a alta conexão molda as relações sociais, visto que o entusiasmo da aceitação social é facilmente atingido na “WEB”.
      Outrossim,  a obra “Modernidade Líquida”, de Zygmunt Bauman, explana outra motivação para o atual tipo de relação social cultivada. Segundo a obra, a sociedade contemporânea vive em uma “modernidade líquida”, ou seja, suas mudanças  são mais velozes do que na modernidade sólida, a qual foi suplantada. Dessa maneira, a hiperconectividade, torna-se necessária para acompanhar esse tecido social em constante mudança. Entretanto, emerge dessa sociedade o individualismo, pois, assim como o líquido, as relações sociais são fluídas e não duráveis, Logo, a hiperconexão resulta em relações interpessoais escassas, moldando-as.
        Portanto, em virtude dos aspectos abordados, constata-se que as relações sociais do século XXI são influenciadas pela hiperconectividade. Em primeiro plano, há a recompensa imediata que as redes sociais trazem por meio dos “likes”. Assim, essa plataforma ganha mais em virtude do “hedonismo”, que justifica o prazer instantâneo como sentido da vida. Além disso, em segundo plano, a modernidade atual, defendida por Bauman, é extremamente individualista como consequência da hiperconectividade, desvalorizando o relacionamento interpessoal que havia na modernidade sólida.