(ACAFE)
“A população mundial vai atingir a marca de 7 bilhões de pessoas na próxima segunda-feira (31), de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), que usou estimativas de demografia e selecionou a data de forma simbólica para debater o tema e discutir ideias de crescimento e sustentabilidade”.Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/10/populacao-mundial-chega-7-bilhoes-de-pessoas-diz-onu.html. Acessado em 28/10/2011
Essa expectativa reacende o debate entre especialistas sobre demografia. Sobre os desafios relacionados ao crescimento populacional, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
Embora no contexto atual seja difícil, a garantia do acesso dos jovens à saúde, à educação e ao emprego poderá determinar o impulso do crescimento populacional no futuro.
As dinâmicas de mudança da população mundial vêm repercutindo favoravelmente no desenvolvimento sustentável graças à aplicação da teoria neomalthusiana em todos os países do mundo.
A revolução tecnológica e informacional e também a globalização, que rompem fronteiras e aproximam os povos, ainda não colocaram em prática a utilização inteligente e solidária dos recursos da Terra.
A falta de infraestrutura e mobilidade nos grandes centros urbanos, o descaso com o ambiente em geral e o saneamento básico são alguns dos problemas que a humanidade deve enfrentar com rapidez.