(ACAFE 2016) Os acidentes por animais peçonhentos constituem um grave problema desaúde pública, tanto pelo número de casos registrados, quanto pela sua gravidade, podendolevar a óbito. No Estado de Santa Catarina, de acordo com dados do Centro de InformaçõesToxicológicas (CIT/SC), foram notificados 2.882 casos de acidentes com animaispeçonhentos, no ano de 2012. O gráfico a seguir representa o número de acidentes com animais peçonhentos ocorridos noperíodo de 2008 a 2012, no oeste do Estado de Santa Catarina. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
(ACAFE 2016) Sete espécies de sapos Bachycephalus são descobertas na Brasil. Um estudo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), divulgado na publicação científica PeerJ, afirma que as descobertas foram fruto de cinco anos de pesquisa em áreas montanhosas da Mata Atlântica no Paraná e em Santa Catarina. Todos eles têm cerca de um centímetro de comprimento e muitos possuem peles coloridas e venenosas, que afastam predadores. Fonte: BBC, 05/06/2015. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias. Acesso em: 11/08/2015. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e marque com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Os anfíbios são encontrados em todos os ambientes: marinho, água doce e terrestre. O nome do grupo, anfíbios (do grego, amphi - dos dois lados + bios - vida), foi dado em razão da maioria de seus representantes possuírem a fase larval aquática e a fase adulta, terrestre. ( ) Os anfíbios adultos precisam viver em ambientes úmidos, pois sua pele é fina e pobremente queratinizada, muito sujeita à perda de água. Uma delgada epiderme, dotada de inúmeras glândulas mucosas, torna a pele úmida e lubrificada, constituindo-a em um importante órgão respiratório. ( ) A classe dos anfíbios é uma classe de transição entre o ambiente aquático e terrestre. Para isso, durante a sua evolução, eles foram adquirindo novas características como o desenvolvimento de patas para a locomoção na terra, o aparecimento dos pulmões e a presença de ovos com casca, capaz de evitar o dessecamento do embrião. ( ) A Mata Atlântica, um bioma que abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil, é uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade. A fauna possui muitas espécies distintas, sendo várias delas endêmicas, ou seja, encontradas apenas nesse ecossistema. Entre os animais desse bioma estão: tamanduá, tatu-canastra, onça pintada, lontra e o mico-leão. ( ) Animal Peçonhento é aquele que produz substâncias tóxicas (veneno) em células especializadas de seu corpo, sendo que a forma de inoculação dependerá da espécie do animal. Podemos encontrar espécies peçonhentas na classe dos artrópodes, répteise peixes. A sequência correta, de cima para baixo, é:
(ACAFE/2016) Descoberta cobra com quatro patas que viveu no Brasil há 120 milhões de anos. Em termos evolutivos, os lagartos e cobras são espécies muito próximas. Porém, somente três etapas deste processo de transição eram conhecidas. Iniciou-se com os lagartos, que evoluíram para lagartos com corpo de cobra e patas e, posteriormente, para cobras. A descoberta deste fóssil preenche um quarto estágio que seria a cobra com patas. O fóssil da cobra com patas, que viveu há milhões de anos, foi descoberto na chapada do Araripe, no Ceará. Esta região é conhecida por ter inúmeros vestígios pré-históricos. A descoberta foi publicada na revista Science por pesquisadores estrangeiros e nomeada de Tetrapodophis amplectus. Fonte: Biologia Total, 01/08/2015. Disponível em: https://www.biologiatotal.com.br Considerando as informações contidas no texto e os conhecimentos relacionados ao tema, é correto afirmar, exceto:
Mudana de sexo em lagartos. Lagartos australianos que mudam de sexo em funo do clima foram descritos em um estudo publicado em 01/07/2015 na revista Nature. As anlises mostram que onze indivduos nascidos de ovos incubados em temperaturas mais altas tinham um conjunto de cromossomos do sexo masculino, mas formaram indivduos do sexo feminino. Estes indivduos passaram facilmente de uma identidade de gnero controlada geneticamente a uma identidade controlada pela temperatura. Os pesquisadores tambm observaram que quando essas fmeas de sexo invertido acasalam com os machos, o sexo de sua prole inteiramente determinado pelatemperatura de incubao dos ovos. Fonte: Biologia - Secretaria do Estado do Paran, 02/07/2015. Disponvel em:http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/noticias Nesse sentido, analise as afirmaes a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) Pela anlise do caritipo podemos distinguir o sexo em numerosos seres vivos. Esse fato decorre da existncia de um sistema gentico de determinao do sexo, condicionado por cromossomos especiais, denominados cromossomos sexuais. ( ) No sistema de determinao do sexo ZW, o macho apresenta dois cromossomos sexuais iguais, ZZ (homogamtico), enquanto a fmea apresenta dois diferentes, um Z e outro W (heterogamtica). Este sistema aparece em algumas espcies de peixes, de rpteis e de aves. ( ) Na espcie humana alguns genes se situam no cromossomo X. A herana desse tipo denominada herana ligada ao sexo. Quando a manifestao de uma caracterstica ligada ao sexo deve-se a um gene recessivo, o menino herdar da me; quando dominante; o pai passar para todas as suas filhas. ( ) Na ordem Hymenoptera encontram-se espcies, como as abelhas, cuja determinao sexual no envolve cromossomos sexuais. Os vulos fecundados produzem fmeas diploides, portanto frteis, enquanto os vulos no fecundados produzem, partenogeneticamente, machos haploides e fmeas estreis. ( ) A herana influenciada pelo sexo determinada por genes localizados nos cromossomos autossomos cuja expresso , de alguma forma, influenciada pelo sexo do portador. Como exemplo de fator que influencia na expresso desses genes, podemos citar os hormnios sexuais. A sequncia correta, de cima para baixo,
(ACAFE 2016) A membrana plasmtica, tambm denominada membrana celular ou plasmalema a estrutura que delimita todas as clulas vivas, tanto as procariontes como as eucariticas. A seguir est representado, esquematicamente, o modelo sugerido por dois pesquisadores, Singer e Nicholson, para a constituio da membrana plasmtica, denominado Modelo Mosaico Fluido. Acerca do tema, correto afirmar:
(ACAFE 2016) Fim dos transplantes? Células da pele são usadas para criar tecido cardíaco Um grupo de pesquisadores norte-americanos conseguiu fazer com que tecidos do coração crescessem em laboratório a partir de células-tronco originadas de pedaços de pele dos enfermos. O estudo foi publicado recentemente no periódico científico Circulation Research, detalhando a pesquisa de um grupo de trabalho do Hospital Geral de Massachusetts. Segundo a documentação, a técnica deve permitir que sejam feitos reparos consideráveis no tecido cardíaco das pessoas utilizando-se seu próprio material genético. Além de possivelmente evitar que procedimentos como um transplante total precisem ser feitos, a descoberta também reduz drasticamente as chances de rejeições em doações menores de partes do órgão. Fonte: Tecmundo, 15/03/2016 Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/biotecnologia Considere as informações contidas no texto e os conhecimentos relacionados ao tema e analise as afirmações a seguir. I. O músculo estriado cardíaco apresenta contração involuntária. No coração, encontram-se células especializadas na geração e condução do estímulo cardíaco, as células do nodo sinoatrial (marca-passo) que se despolarizam, criando um impulso que se espalha para o nodo atrioventricular e para o feixe atrioventricular e assim para todo o coração. ll. Há células-tronco no músculo cardíaco. Entretanto, elas não são capazes de proliferar e regenerar grandes áreas de tecido danificado, por exemplo, em um infarto, e as lesões do coração são reparadas pela proliferação dos fibroblastos, que formam uma cicatriz de tecido conjuntivo denso. III. A pele, constituída unicamente por tecido epitelial, tem como principais funções a proteção contra choques mecânicos e agentes patogênicos e contra a perda excessiva de água. lV. As células-tronco são células capazes de autorrenovação e diferenciação em uma ou em vários tipos celulares. No tecido do cordão umbilical encontram-se células mesenquimais que têm a capacidade de se diferenciar para uma ampla gama de outros tipos de células como, por exemplo, células musculares, ósseas, tendíneas e cartilaginosas. V. O coração possui quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. O átrio direito recebe sangue venoso de duas grandes veias, veia cava superior e veia cava inferior, enquanto o átrio esquerdo recebe o sangue já oxigenado por meio das artérias pulmonares. Todas as afirmações corretas estão em:
(ACAFE 2016) Fungos contra baratas Pesquisadores da Faculdade de Cincias Agrrias e Veterinrias (FCAV) da UniversidadeEstadual Paulista (Unesp) em Jaboticabal descobriram que o fungo Aspergillus westerdijkiatem grande potencial para infectar baratas ainda em sua fase embrionria, nas ootecas, asestruturas que abrigam seus ovos. A pesquisa, realizada com apoio da FAPESP, trata-se de uma dupla inovao: alm de poderse transformar em uma alternativa aos riscos provocados por inseticidas qumicos ao meioambiente, o fungo ataca o inseto em uma fase crtica do seu desenvolvimento, quebrando seuciclo de multiplicao. Fonte: Biologia Cincias, 19/04/2016 Disponvel em: http://www.biologia.seed.pr.gov.br Sobre o tema, analise as afirmaes a seguir. I. Os fungos so organismos eucariontes, hetertrofos, existindo espcies unicelulares epluricelulares. Externamente, as clulas dos fungos so impregnadas, em sua grande maioriapor quitina, um polissacardeo nitrogenado. II. Os fungos pluricelulares apresentam estrutura formada por uma malha filamentosa,chamada de hifa, agrupada, formando um pseudo tecido denominado miclio. III. Os fungos apresentam grande variedade de modos de vida. Podem viver como saprfagos,como parasitas ou estabelecendo associaes mutualsticas com outros organismos. Almdesses modos mais comuns de vida, existem alguns grupos de fungos consideradospredadores. IV. O controle biolgico uma tcnica que utiliza meios naturais, criada para diminuir apopulao de organismos considerados pragas. Devido ao uso de inimigos naturais paracontrolar a populao e propagao das pragas, no h desvantagens na utilizao dessatcnica. V. Micose o nome genrico dado s infeces provocadas por fungos. Entre as micoses queafetam os seres humanos podemos citar: candidase, tricomonase e pitirase. Todas as afirmaes corretas esto em:
(ACAFE 2016) Mosquito transgnico pode ajudar a combater a malria, cientistas americanos criaram, em laboratrio, centenas de mosquitosgeneticamente modificados incapazes de transmitir malria. Usando uma tcnica revolucionaria, chamada CRISPR/Cas9, os pesquisadores da Universidade da Califrnia, nos Estados Unidos, inseriram nas clulas reprodutivas dos insetos Anopheles stephensi (um dos vetores da malria), genes que bloqueiam a ao da doena. Assim, cruzando com outros membros da espcie, esses mosquitos geram descendentes que no transmitem a malria e que poderiam combater a doena que atingiu 214 milhes de pessoas em 2015, causando 438.000 mortes. Fonte: Veja, 24/11/2015 Disponvel em: http://veja.abril.com.br Acerca das informaes contidas no texto e dos conhecimentos relacionados ao tema, correto afirmar, exceto:
(Acafe 2016) Cientistas identificam nova mutação genética relacionada à obesidade. Um estudo realizado por pesquisadores do departamento de medicina da Imperial College London, na Inglaterra, revelou a existência de uma mutação genética que pode estar associada à obesidade e ao diabetes. Para chegar à descoberta, os cientistas sequenciaram o genoma de uma mulher com diabetes tipo 2, e considerada extremamente obesa - o mesmo processo foi realizado com alguns de seus familiares. A análise do DNA encontrou duas cópias de uma mutação genética que impediam que seu organismo produzisse a proteína carboxypeptidase (CPE) - importante no processo de regular o apetite e os níveis de insulina no sangue. Fonte: Veja, 06/07/2015. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/saude Acerca do tema é correto afirmar, exceto:
(ACAFE 2016) Riqueza no sertão Quem pensa no sertão como uma região pobre em biodiversidade pode se surpreender com o número: ali existem cerca de três mil espécies vegetais, nativas ou exóticas, que se combinam e formam a flora da caatinga. Um estudo da Embrapa Caprinos e Ovinos sinalizou que essa é uma importante fonte de alimento para as criações de gado locais, dispensando a criação de pastos artificiais e garantindo aos rebanhos alimento ao longo de todo o ano. Fonte: Ciência Hoje, 12/04/2016. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br Em relação às características físicas, biológicas e climáticas dos diferentes biomas brasileiros, correlacione as colunas a seguir. 1. Cerrado 2. Caatinga 3. Mata Atlântica 4. Pantanal 5. Amazônia ( ) Bioma constituído por um conjunto de formações florestais (Florestas: Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófila Aberta) e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude. A fauna desse bioma é composta por mico-leão-dourado, onça-pintada, tamanduá-bandeira, arara-azul-pequena, tatu-canastra e o bugio. ( ) Considerado o maior bioma brasileiro e uma das maiores reservas de diversidade biológica. É caracterizado por elevadas temperaturas e grande índice pluviométrico. Sua flora nativa é composta por andiroba, pupunha, açaí, seringueira, mogno, cedro, sumaúma, castanha-do-pará e, sua fauna, por anta, preguiça, sagui-de-bigode, ariranha, suçuarana, arara-vermelha e tucano. ( ) Estende-se por grande parte da região Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do país. É um bioma característico do clima tropical continental, com duas estações bem definidas uma úmida (verão) e outra seca (inverno) , possui uma vegetação com árvores e arbustos de pequeno porte, troncos retorcidos, casca grossa e, geralmente, caducifólia (as folhas caem no outono). A fauna da região é bastante rica, constituída por capivaras, lobos-guarás, tamanduás, antas e seriemas. ( ) Possui grande diversidade e riqueza, tanto de espécies animais quanto vegetais, sendo, inclusive, o bioma que abriga o maior número de aves em todo o continente. Apresenta áreas inundadas ricas em gramíneas, arbustos e árvores. A fauna é composta por: peixe-dourado, pacu, arara, capivara, tamanduá, onça e o jacaré-do-papo-amarelo. ( ) Trata-se da região mais seca do país, localizando-se na zona de clima tropical semiárido. Sua vegetação é composta, principalmente, por plantas xerófilas como as cactáceas e caducifólias. A fauna desse bioma é composta por uma grande variedade de répteis, cutia, gambá, preá, veado-catingueiro e tatupeba. A sequência correta, de cima para baixo, e:
(ACAFE 2016) Mutao gentica aumenta chances de cncer e outras doenas. Pessoas com antepassados vegetarianos podem ter uma mutao gentica que aumenta as chances de surgimento de cnceres e complicaes cardacas. A descoberta foi feita por cientistas dos Estados Unidos aps anlise gentica de populaes com histrico de alimentao com e sem carne. Os investigadores detectaram, no segundo grupo, uma alterao que leva produo do mega-6 em grande quantidade. Em excesso, esse cido graxo, essencial ao organismo, pode causar inflamaes no corpo, aumentando, principalmente, a suscetibilidade a tumores no clon e outras doenas. Fonte: Correio Braziliense, 30/03/2016. Disponvel em: http://www.correiobraziliense.com.br Acerca das informaes contidas no texto e dos conhecimentos relacionados ao tema, todas as alternativas esto corretas, exceto a:
(ACAFE 2016) Nova espcie de Homindio descoberta prxima ao fssil da Lucy. Lucy, o fssil mais famoso do mundo, que revelou aos cientistas a espcie Australopithecus afarensis, tem um vizinho. Prximo ao local onde este fssil foi desenterrado, uma equipe de pesquisadores encontrou outro fssil. Mandbulas e dentes fossilizados foram encontrados no norte da Etipia e demonstra uma antiga relao humana. Os pesquisadores dizem que este fssil vivera na mesma poca que Lucy, mas que uma espcie distinta. Os restos da nova espcie, que foi apelidada de Australopithecus deyiremeda, viveu entre 3,5 milhes e 3,3 milhes de anos atrs Fonte: Biologia na Web, 31/05/2015 Disponvel em: http://www.biologianaweb.com.br Acesso: 18/08/2015 Sobre o tema, analise as afirmaes a seguir. I.Em oposio ao criacionismo, a teoria evolucionista parte do princpio de que o homem o resultado de um lento processo de alteraes (mudanas). Evidncias como fsseis, ferramentas, armas, vestimentas, entre outras, indicam como ocorreu a evoluo humana, culminando no Homo sapiens atual. ll.O sistema de nomenclatura cientfica atual identifica cada espcie por dois nomes em latim: o primeiro, em maiscula, o gnero, o segundo, em minscula, o epteto especfico. A partir da segunda vez que se escreve o nome de determinada espcie, o gnero pode se apresentar abreviado, como por exemplo: Australopithecus afarensis A. afarensis. lll.A ocorrncia e acmulo de mutaes na sequncia gentica de um organismo pode ser um dos fatores evolutivos. As mutaes so predominantemente aleatrias e podem ocorrer naturalmente atravs de erros no processo de replicao do DNA, ou atravs da ao de fatores mutagnicos, tais como produtos qumicos, radiao ou fatores biolgicos. lV.Mutao neutra toda mutao que ocorre no cdigo gentico sem alterar o produto gnico. Esse tipo de mutao possvel devido ao cdigo gentico ser degenerado e redundante, ou seja, um cdon pode codificar mais de um aminocido, porm, um aminocido possui apenas um cdon. V.Durante o processo evolutivo pode-se perceber um aumento da complexidade do sistema nervoso humano. O encfalo humano encontra-se localizado no interior do crnio, protegido por um conjunto de trs membranas, que so as meninges. As principais clulas que o constituem chamam-se neurnios. Estes apresentam uma regio denominada de corpo celular, de onde partem numerosos prolongamentos, os axnios, e um dendrito, que envolto pela bainha de mielina. Todasas afirmaescorretasesto em:
(Acafe 2016) Sete espcies de sapos Bachycephalus so descobertas na Brasil. Um estudo da Universidade Federal do Paran (UFPR), divulgado na publicao cientfica PeerJ, afirma que as descobertas foram fruto de cinco anos de pesquisa em reas montanhosas da Mata Atlntica no Paran e em Santa Catarina. Todos eles tm cerca de um centmetro de comprimento e muitos possuem peles coloridas e venenosas, que afastam predadores. Fonte: BBC, 05/06/2015. Disponvel em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias. Acesso em: 11/08/2015. Nesse sentido, analise as afirmaes a seguir e marque com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Os anfbios so encontrados em todos os ambientes: marinho, gua doce e terrestre. O nome do grupo, anfbios (do grego, amphi - dos dois lados + bios - vida), foi dado em razo da maioria de seus representantes possurem a fase larval aqutica e a fase adulta, terrestre. ( ) Os anfbios adultos precisam viver em ambientes midos, pois sua pele fina e pobremente queratinizada, muito sujeita perda de gua. Uma delgada epiderme, dotada de inmeras glndulas mucosas, torna a pele mida e lubrificada, constituindo-a em um importante rgo respiratrio. ( ) A classe dos anfbios uma classe de transio entre o ambiente aqutico e terrestre. Para isso, durante a sua evoluo, eles foram adquirindo novas caractersticas como o desenvolvimento de patas para a locomoo na terra, o aparecimento dos pulmes e a presena de ovos com casca, capaz de evitar o dessecamento do embrio. ( ) A Mata Atlntica, um bioma que abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil, uma das regies mais ricas do mundo em biodiversidade. A fauna possui muitas espcies distintas, sendo vrias delas endmicas, ou seja, encontradas apenas nesse ecossistema. Entre os animais desse bioma esto: tamandu, tatu-canastra, ona pintada, lontra e o mico-leo. ( ) Animal Peonhento aquele que produz substncias txicas (veneno) em clulas especializadas de seu corpo, sendo que a forma de inoculao depender da espcie do animal. Podemos encontrar espcies peonhentas na classe dos artrpodes, rpteis, anfbios e peixes. A sequncia correta, de cima para baixo, :