(Acafe SC/2017) Encontrada a evidência de vida mais antiga
Uma equipe internacional de geólogos, paleontólogos e nanotecnólogos encontrou em rochas canadenses, estruturas tubulares e filamentosas que, segundo interpretam, representam bactérias fósseis. Provenientes de fumarolas hidrotermais do fundo do oceano de 3,77 a 4,28 bilhões de anos atrás, esses microfósseis representam as mais antigas evidências de vida de que temos registro até agora.
Fonte: Jornal El País, 01/03/2017.
Disponível em: http://brasil.elpais.com
Nesse sentido, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
( ) As bactérias são organismos unicelulares que podem ou não formar colônias. Esses organismos possuem material genético disperso no citoplasma, sendo, portanto, denominados procariontes.
( ) Segundo a hipótese heterotrófica, os primeiros seres vivos do planeta Terra eram unicelulares, procariotos e capazes de sintetizar matéria orgânica através da fotossíntese.
( ) Os fósseis são restos de seres vivos ou evidências de suas atividades biológicas preservados em diversos materiais, como rochas, sedimentos e resina, por exemplo.
( ) Além dos fósseis, a embriologia comparada, os órgãos vestigiais, os órgãos homólogos, os órgãos análogos e a semelhança na estrutura molecular de diversos organismos podem ser considerados evidências e provas da evolução.
( ) De acordo com a teoria sintética da evolução, as mutações sempre trazem vantagens adaptativas em relação ao meio.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
V - F- F - F - V
V - F - V - V - F
F - F - V - F - F
F - V - F - V - F