Queimadas na Amazônia em 2020 passam número registrado em todo o ano de 2019
As queimadas na Amazônia em 2020 já ultrapassaram o total registrado de janeiro a dezembro do ano passado. Foram 89.604 focos de calor detectados pelos satélites monitorados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) até o dia 22 de outubro, contra 89.176 em 2019.
Fonte: https://g1.globo.com (adaptada)
A respeito dos problemas ambientais, analise as afirmações a seguir.
I - A eutrofização causada pela proliferação de organismos decompositores, em razão de um aumento de teor de matéria orgânica devido ao excesso de esgoto despejado, ocasiona, consequentemente, a diminuição da quantidade de oxigênio livre presente na água.
ll - A fragmentação de ecossistemas pode provocar a diminuição do número de indivíduos, diminuindo o tamanho populacional. Isso poderá acarretar no aumento da homozigosidade e na diminuição da heterozigosidade na população, favorecendo a perda de variação genética e a extinção da espécie.
lll - O assoreamento dos cursos de rios consiste no acúmulo de sedimentos em ambientes aquáticos, causando a obstrução do curso da água. Suas principais causas são: o desmatamento, a erosão das encostas e a degradação da mata ciliar.
lV - As queimadas podem acontecer ou não pela ação do ser humano. Sendo, ainda, empregada na agropecuária com o objetivo de renovar pastagens, limpar uma área e até facilitar a colheita de alguns alimentos, como a cana-de-açúcar, neste caso, não sendo danosas ao ambiente.
V - A poluição atmosférica pode ocorrer, unicamente, devido às atividades humanas, ocasionando vários danos à saúde, devido às alterações nas características do ar.
Todas as afirmações estão corretas em:
I - II - III
I - II - IV
II - III - V
II - IV - V