(Enem 2009) Hoje em dia, nas grandes cidades, enterrar os mortos uma prtica quase ntima, que diz respeito apenas famlia. A menos, claro, que se trate de uma personalidade conhecida. Entretanto, isso nem sempre foi assim. Para um historiador, os sepultamentos so uma fonte de informaes importantes para que se compreenda, por exemplo, a vida poltica das sociedades. No que se refere s prticas sociais ligadas aos sepultamentos,
(ENEM - 2009) O ano de 1968 ficou conhecido pela efervescncia social, tal como se pode comprovar pelo seguinte trecho, retirado de texto sobre propostas preliminares para uma revoluo cultural: preciso discutir em todos os lugares e com todos. O dever de ser responsvel e pensar politicamente diz respeito a todos, no privilgio de uma minoria de iniciados. No devemos nos surpreender com o caos das ideias, pois essa a condio para a emergncia de novas ideias. Os pais do regime devem compreender que autonomia no uma palavra v; ela supe a partilha do poder, ou seja, a mudana de sua natureza. Que ningum tente rotular o movimento atual; ele no tem etiquetas e no precisa delas. Journal de la comune tudiante. Textes et documents. Paris: Seuil, 1969 (adaptado). Os movimentos sociais, que marcaram o ano de 1968,
(ENEM 2009) Os Yanomami constituem uma sociedade indgena do norte da Amaznia e formam um amplo conjunto lingustico e cultural. Para os Yanomami, urihi, a terrafloresta, no um mero cenrio inerte, objeto de explorao econmica, e sim uma entidade viva, animada por uma dinmica de trocas entre os diversos seres que a povoam. A floresta possui um sopro vital, wixia, que muito longo. Se no a desmatarmos, ela no morrer. Ela no se decompe, isto , no se desfaz. graas ao seu sopro mido que as plantas crescem. A floresta no est morta pois, se fosse assim, as florestas no teriam folhas. Tampouco se veria gua. Segundo os Yanomami, se os brancos os fizerem desaparecer para desmat-la e morar no seu lugar, ficaro pobres e acabaro tendo fome e sede. ALBERT, B. Yanomami, o esprito da floresta. Almanaque Brasil Socioambiental. So Paulo: ISA, 2007 (adaptado). De acordo com o texto, os Yanomami acreditam que
(Enem 2009) A definio de eleitor foi tema de artigos nas Constituies brasileiras de 1891 e de 1934. Diz a Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil de 1891: Art. 70. So eleitores os cidados maiores de 21 anos que se alistarem na forma da lei. A Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil de 1934, por sua vez, estabelece que: Art. 180. So eleitores os brasileiros de um e de outro sexo, maiores de 18 anos, que se alistarem na forma da lei. Ao se comparar os dois artigos, no que diz respeito ao gnero dos eleitores, depreende-se que
(ENEM- 2009) A prosperidade induzida pela emergncia das mquinas de tear escondia uma acentuada perda de prestgio. Foi nessa idade de ouro que os artesos, ou os teceles temporrios, passaram a ser denominados, de modo genrico, teceles de teares manuais. Exceto em alguns ramos especializados, os velhos artesos foram colocados lado a lado com novos imigrantes, enquanto pequenos fazendeiros-teceles abandonaram suas pequenas propriedades para se concentrar na atividade de tecer. Reduzidos completa dependncia dos teares mecanizados ou dos fornecedores de matria-prima, os teceles ficaram expostos a sucessivas redues dos rendimentos. THOMPSON, E. P. The making of the english working class. Harmondsworth: Penguin Books, 1979 (adaptado). Com a mudana tecnolgica ocorrida durante a Revoluo Industrial, a forma de trabalhar alterou-se porque
(Enem 2009) Populaes inteiras, nas cidades e na zona rural, dispem da parafernlia digital global como fonte de educao e de formao cultural. Essa simultaneidade de cultura e informao eletrnica com as formas tradicionais e orais um desafio que necessita ser discutido. A exposio, via mdia eletrnica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreo, mas tambm distores e ressentimentos. Tanto quanto h necessidade de uma cultura tradicional de posse da educao letrada, tambm necessrio criar estratgias de alfabetizao eletrnica, que passam a ser o grande canal de informao das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educao. BRIGAGO, C. E; RODRIGUES, G. A globalizao a olho nu: o mundo conectado. So Paulo: Moderna, 1998 (adaptado). Com base no texto e considerando os impactos culturais da difuso das tecnologias de informao no marco da globalizao, depreende-se que